Um longo beijo entre Lucas Penteado e Gilberto durante festa na madrugada deste domingo (7) no Big Brother Brasil provocou uma nova onda de críticas contra o ator e ativista paulista, que se assumiu bissexual, entre os participantes do reality show da Globo e levou o debate sobre bissexualidade às redes sociais.
Após o beijo na pista de dança, aplaudido pelos outros participantes, Pocah, Rodolffo, Caio e Juliette se reuniram em uma roda de conversa e concluíram que houve "apelo" de Lucas.
Pocah disse que o ato ocorreu após Gil falar que "pegou um negão e que gostava". "Pouquíssimos minutos depois, os dois se beijaram. Só não quero acreditar (que foi jogo)".
O cantor sertanejo então cravou: "Eu acredito plenamente", insinuando que Lucas se assumiu bissexual para ter uma nova "bandeira" para defendê-lo. "Se escorar numa bandeira que é séria", alertou Pocah. "Isso é pesado. Muito pesado", destacou Juliette.
"Apelou muito. Exagerou no apelo. Eu tenho certeza que ele exagerou e nada vai mudar a minha opinião", finalizou Rodolffo, que já deu declarações homofóbicas na casa.
A psicóloga Lumena disse para Lucas que o beijo foi uma "performance". "Você é falador, falador passa mal", disse.
Lucas ficou revoltado com as críticas ao ser alvo de críticas diretas de Pocah, Karol e Lumena. "Eu sou um preto bissexual que ouvi de todos os lados e tá errado chegar no Big Brother e soltar essas ideias ai", disse Lucas.
Twitter
A polêmica dos participantes do reality show levou o termo bissexual aos Trending Topics do Twitter logo pela manhã. O próprio perfil de Gilberto Nogueira citou a questão.
"As pessoas dentro dessa casa precisam entender o que significa a palavra bissexual".
"o mlk preto periférico se assumir bissexual na frente de um país extremamente racista machista e lgbtfobico. E a lumena quer mandar q ele fez p se PROMOVER", tuitu o perfil @anauweb.
"Nenhuma pessoa bissexual precisa anunciar aos quatro ventos a sua bissexualidade. Lumena nunca falou de mulher nessas duas semanas e ngm questionou a lesbianidade dela. Me poupem", escreveu @Winniebueno.
"Lucas é homem preto da periferia de São Paulo e assumir ser bissexual em meio a este contexto ao vivo em um programa em rede nacional é extremamente corajoso. Lumena tenta novamente ser protagonista de um debate que não lhe pertence e já tenta apagar a saída do armário de Lucas", escreveu o jornalista William de Lucca.
"O G4 é composto por uma gay escandalosa fã de diva pop, um bissexual militante e rapper, uma nordestina cantora maquiadora que não sabe ficar calada e uma loira de farmácia vítima de padrãofobia. É praticamente um retrato do Brasil", escreveu o perfil @lexandre.