Escrito en
LGBTQIAP+
el
[caption id="attachment_147165" align="alignnone" width="700"] Foto: Ministério da Saúde/Divulgação[/caption]
Depois de seis meses de lançamento, uma cartilha dirigida a homens trans foi retirada do site do Ministério da Saúde. O material mostra dicas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis voltadas para essa população, de acordo com informações de Lígia Formenti, para O Estado de S. Paulo.
A retirada foi atribuída à necessidade de se promover correções na cartilha. Uma das páginas mostra um esquema do órgão sexual feminino e um desenho de uma espécie de seringa invertida, batizada de “pump”, usada para aumentar o clitóris.
Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais
Conforme o ministério, o esquema deveria vir acompanhado de esclarecimentos, mas não informou por que essa eventual “falha” foi identificada somente seis meses após o lançamento do material e se ele será colocado novamente no site.
A cartilha também foi impressa e distribuída para serviços dirigidos à população trans em todo o País, com tiragem é de 23,5 mil exemplares. O ministério ainda não resolveu se irá recolher o material ou se encaminhará uma errata, com advertências sobre o cuidado para o uso do “pump”.
Rosa de Alencar Souza, diretora em exercício do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids de São Paulo, declarou que o centro já começou a distribuir o material. “A cartilha traz informações importantes para essa população. Não há nada ali que justifique a retirada de circulação”, revela.
Agora que você chegou ao final deste texto e viu a importância da Fórum, que tal apoiar a criação da sucursal de Brasília? Clique aqui e saiba mais