GLOBAL

A forte resposta do Irã na ONU após os ataques de Trump contra instalações nucleares

Sistema político dos EUA foi sequestrado por Benjamin Netanyahu, afirma diplomata iraniano na ONU

Amir Saeid Iravani, representante do Irã na ONU
Amir Saeid Iravani, representante do Irã na ONUCréditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Durante uma sessão emergencial do Conselho de Segurança da ONU neste domingo (22), o embaixador do Irã nas Nações Unidas, Amir Saeid Iravani, condenou com veemência o que classificou como uma “brutal agressão” de Israel contra seu país, seguida pelos bombardeios realizados pelos Estados Unidos no sábado.

Iravani afirmou que as acusações internacionais contra o Irã “carecem de base legal e são motivadas politicamente”, e alertou que Teerã se reserva o direito de responder a qualquer agressão externa.

“O Irã é uma nação que busca a paz, mas não hesitará em defender sua soberania e integridade territorial”, declarou o diplomata.

O representante iraniano acusou diretamente o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de ter “sequestrado a política externa dos Estados Unidos” e arrastado o país norte-americano para uma nova “guerra custosa e infundada”.

Netanyahu, lembrou Iravani, é “um criminoso de guerra procurado internacionalmente”.

Em um tom crítico, o diplomata afirmou ainda que Washington optou por colocar sua própria segurança em risco ao apoiar incondicionalmente o governo israelense.

“Mais uma vez, os EUA sacrificam seus interesses apenas para proteger Netanyahu”, declarou. “O mundo testemunha, novamente, a corrupção flagrante do sistema político americano e de sua liderança.”

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar