Uma nova pesquisa da AP, em parceria com a Universidade do Norte de Chicago (NORC), acendeu mais um sinal amarelo para a campanha de Joe Biden.
O levantamento reforça a tendência observada em outras pesquisas: a maioria da população dos EUA, inclusive seus eleitores, não quer que ele seja candidato.
Mas um dado em particular é extremamente importante para que Biden repense sua candidatura como um todo: 77% dos independentes afirmam que Biden deveria sair da corrida eleitoral.
Nesta eleição acirradíssima, o Partido Democrata tenta, certamente, conquistar o voto do eleitor independente e indeciso, que pode definir o resultado nos estados decisivos.
Ainda segundo a pesquisa AP-NORC, 7 em cada 10 adultos, incluindo 65% dos democratas, dizem que Biden deveria se retirar e permitir que seu partido escolha outro candidato.
Apenas 27% dos democratas estão muito confiantes na capacidade de Biden de ser um presidente eficaz, comparado a 40% em fevereiro.
A juventude, parte importante da mobilização necessária para conquistar um estado decisivo, quer que Biden saia da corrida: 75% dos menores de 45 anos querem que ele seja substituído.
Faltando precisamente um mês para a convenção do Partido Democrata, figuras importantes do establishment da agremiação já apoiaram a saída do atual presidente, como Nancy Pelosi, Adam Schiff e, segundo a CNN, a própria esposa do presidente, Jill Biden.
O presidente está afastado por ter testado positivo para covid-19, fator que pode colaborar para negociações em Washington visando uma eventual substituição do mandatário.