CHINA EM FOCO

Festival da Lua: mundo celebra com a China

Também conhecido como Festival do Meio Outono, um dos mais importantes feriados do país asiático está sendo celebrado em vários lugares do planeta, inclusive o Brasil

Créditos: Reprodução @festivaldaluachines no Instagram - No Brasil, capital paulista celebrou o Festival da Lua
Escrito en GLOBAL el

Desde belas decorações de lanternas até oficinas de preparo de bolos da lua e apresentações de poesia e canções, as celebrações do Festival do Meio Outono acontecem globalmente, unindo pessoas de diversas origens para apreciar a cultura chinesa.

O festival, celebrado anualmente no 15º dia do oitavo mês do calendário lunar chinês, cai no dia 17 de setembro este ano. Como um dos feriados tradicionais mais importantes da China, é um momento de alegria em que as famílias se reúnem, apreciam a lua cheia e compartilham bolos da lua, uma iguaria tradicional, para marcar a temporada de colheita.

Festa no Brasil

No Brasil, o Festival da Lua foi celebrado no último final de semana na capital paulista, no coração da comunidade chinesa em São Paulo. A Rua 25 de Março, no centro da cidade, foi o palco da segunda edição desse evento, que é considerado o maior festival de celebração da cultura chinesa no Brasil.

O festival ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro, com uma programação extensa e gratuita, incluindo atrações culturais, gastronômicas e artísticas.

Entre as principais atrações estavam a Dança do Dragão, com o maior dragão já visto no país, medindo mais de 100 metros, e as apresentações da Ópera Wu, um grupo cultural vindo diretamente de Jinhua, na China.

Além disso, houve apresentações de Dança dos Leões, artes marciais e desfiles de trajes típicos chineses. O festival também celebrou os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China.

Os visitantes puderam desfrutar de pratos típicos chineses, como o Bolo da Lua, guioza, bao, e outras iguarias, proporcionando uma verdadeira imersão na cultura chinesa.

Celebração em outros países

O Festival do Meio Outono, também chamado de Festival da Lua é, "para muitos, uma lembrança inspiradora da história e herança compartilhadas, e para todos nós, uma forma de o multiculturalismo enriquecer a Austrália moderna", disse o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese em um vídeo publicado nesta terça-feira em suas redes sociais. "Desejo a todos o melhor para as festividades deste ano."

Em Mianmar, estudantes apresentaram performances culturais, incluindo recitais de poesia, música tradicional e sessões de perguntas e respostas, para celebrar o festival no Centro Cultural da China em Yangon, no sábado (15). O evento atraiu quase 150 participantes, incluindo universitários e funcionários locais de empresas chinesas.

Xinhua - Estudantes se apresentam no Festival da Lua em Mianmar

O Centro Cultural da China no Laos e a Faculdade de Letras da Universidade Nacional do Laos (NUOL, da sigla em inglês) organizaram um evento de poesia.

Na Nova Zelândia, o "Concerto de Poesia Atemporal do Meio Outono" foi realizado no sábado à noite como parte do Festival da Lua de Auckland, que durou três dias e atraiu cerca de 700 pessoas.

No Quênia, a Africa Star Railway Operation Company (Afristar), operadora da ferrovia de bitola padrão do país, e o Instituto Confúcio da Universidade de Nairóbi organizaram, na semana passada, celebrações do Festival do Meio Outono.

Xinhua - Pessoas montam um quebra-cabeça durante a celebração do Festival do Meio Outono em Nairóbi, Quênia

Na Hungria, o Festival do Meio Outono expandiu-se para além de um simples festival cultural voltado para a comunidade chinesa, atraindo também a curiosidade de muitos locais interessados em experimentar e compreender a beleza das tradições chinesas.

Xinhua - Oficina ensina  participantes a fazerem bolos da lua em Budapeste, Hungria

Siga os perfis da Revista Fórum e da jornalista Iara Vidal no Bluesky.