Vários ministérios na China têm intensificado os esforços para garantir a segurança e a equidade do vestibular chinês, os exames nacionais de admissão à faculdade, ou gaokao, que começam nesta sexta-feira (7).
Dados do Ministério da Educação mostram que 13,42 milhões de estudantes se inscreveram para o gaokao deste ano, um aumento de 510 mil em comparação com o ano passado. As autoridades educacionais locais foram instadas a regulamentar rigorosamente a gestão para garantir que os exames sejam conduzidos com segurança.
Te podría interesar
O gaokao é um dos exames mais importantes para os estudantes chineses e é amplamente visto como um fator chave na determinação das perspectivas futuras de um aluno.
Supervisão reforçada
A supervisão deve ser reforçada durante todo o processo do exame, incluindo a formulação das questões, impressão e transporte das provas e correção, disse o ministério. A pasta acrescentou que as instituições de ensino superior devem garantir a equidade e a transparência durante a admissão.
Te podría interesar
Os departamentos de meteorologia, terremotos e outros departamentos relevantes foram solicitados a divulgar informações oportunas sobre quaisquer desastres naturais antes e depois dos exames, orientando as autoridades locais a melhorar sua resposta em caso de emergências relacionadas aos exames.
O Ministério da Educação enfatizou a importância de combater a fraude nos exames para garantir a justiça. Medidas especiais serão lançadas, em colaboração com o Ministério da Segurança Pública, para reprimir a venda de dispositivos de trapaça e eliminar os substitutos nos exames, comunicou.
Segurança nos locais de prova
Os protocolos de verificação de segurança para candidatos que entram nos locais de exame devem ser rigorosamente aplicados, enquanto os centros de teste devem estar totalmente equipados com portões de segurança inteligentes, e os sinais sem fio devem ser efetivamente bloqueados nas salas de exame, afirmou o Ministério da Educação.
A monitoração e inspeção inteligente dos locais de exame serão intensificadas para evitar trapaças de alta tecnologia, acrescentou.
Muitas instituições de ensino superior também emitiram recentemente avisos para fortalecer a gestão dos alunos e prevenir substitutos ou outras formas de assistência nos exames.
A Universidade de Yantai, na província de Shandong, informou em um comunicado no final do mês passado que evitará resolutamente que seus alunos atuem como substitutos no gaokao.
É essencial que os alunos compreendam as graves consequências de se envolverem em trapaças, e eles devem ser educados para recusar qualquer forma de fraude, seja online ou offline, advertiu a universidade.
Como o gaokao deste ano coincide com o feriado de três dias do Festival do Barco-Dragão, que começa no sábado (8), alguns estudantes universitários não estarão presentes no campus, o que representa ameaças à gestão dos alunos e aumenta as possibilidades de trapaças.
As autoridades locais foram instadas a regulamentar as instituições de treinamento relacionadas aos exames e combater rigorosamente atividades ilegais, como propaganda falsa e cobrança de taxas de consultoria caras.
Enquanto isso, os candidatos receberão serviços personalizados em termos de transporte, acomodações e cuidados médicos, informou o Ministério da Educação.
Provas em Braille personalizadas serão preparadas para 15 candidatos com deficiência visual em todo o país, e mais de 11.000 candidatos com deficiência terão acomodações convenientes, acrescentou.