Em sua viagem pela Europa, o presidente chinês, Xi Jinping, desembarcou em Belgrado, capital da Sérvia, na terça-feira (7), onde se reuniu com o presidente sérvio, Aleksandar Vucic. Ambos anunciaram nesta quarta-feira (8) a decisão de construir uma comunidade com futuro compartilhado.
Xi já passou pela França e, depois da Sérvia, seguirá para a Hungria em sua primeira viagem oficial a países europeus em cinco anos.
Te podría interesar
LEIA TAMBÉM: China e França devem manter independência e combater juntas uma "nova Guerra Fria"
Em memória de vítimas chinesas da OTAN
Xi chegou a Belgrado na data em que completou 25 anos do ataque à Embaixada da China em Belgrado pela OTAN. Na ocasião, em 7 de maio de 1999, três jornalistas chinesas foram mortos.
Te podría interesar
À época, Belgrado era capital da antiga Iugoslávia. A OTAN classificou o ato como um "ato trágico", que ocorreu horas depois de outro "erro": um ataque contra uma feira livre e um hospital na cidade sérvia de Nis que matou 15 civis.
Parceria estratégica
China e Sérvia decidiram elevar as relações desde a parceria estratégica abrangente estabelecida há oito anos.
Xi disse que a amizade inabalável entre China e Sérvia resistiu ao teste das mudanças na situação internacional e tem uma sólida base política que ostenta uma história profunda, além de contar com forte apoio popular e amplos interesses comuns.
Nos últimos anos, Xi afirmou que ele e Vucic lideraram conjuntamente o desenvolvimento acelerado das relações bilaterais e alcançaram conquistas históricas.
"Em particular, desde que a parceria estratégica abrangente entre China e Sérvia foi estabelecida em 2016, as relações bilaterais enriqueceram em conteúdo e continuaram se expandindo em escopo, tornando-se um modelo de relações amigáveis entre China e países europeus", disse Xi.
Ações falam mais alto que palavras, observou Xi. Ele disse que o lado chinês está disposto a trabalhar com a Sérvia para continuar a se apoiar mutuamente em todos os momentos, compartilhar um futuro comum e defender o espírito da amizade inabalável entre os dois países.
"A China também está pronta para se juntar à Sérvia para manter e desenvolver a amizade entre os dois países, proteger conjuntamente os interesses fundamentais e de longo prazo de ambos os lados, buscar o desenvolvimento e rejuvenescimento de seus próprios países e avançar conjuntamente na construção de uma comunidade China-Sérvia com um futuro compartilhado na nova era", afirmou o presidente chinês.
Xi enfatizou que a Sérvia é o primeiro parceiro estratégico abrangente da China na Europa Central e Oriental. A cooperação entre os dois lados injetou um forte impulso no desenvolvimento e revitalização respectivos dos dois países, trazendo benefícios tangíveis para os dois povos, ele disse.
O presidente chinês destacou que, sob as novas circunstâncias, a Sérvia tornou-se o primeiro país europeu a construir uma comunidade com um futuro compartilhado com a China, o que demonstra plenamente a natureza estratégica, especial e de alto nível da relação bilateral.
"A construção da comunidade China-Sérvia com um futuro compartilhado na nova era é uma elevação da amizade inabalável entre os dois países, e também representa os valores e objetivos compartilhados de ambos os lados, ou seja, buscar o desenvolvimento comum, alcançar cooperação ganha-ganha e buscar progresso comum, que é a visão compartilhada de ambos os países e nações em todo o mundo que defendem a independência e lutam pela paz e desenvolvimento", observou o líder chinês.
A jornalista chinesa da Rádio China Internacional compartilhou sobre a elevação da parceria estratégica anunciada por Xi e Vucic.
Nova Rota da Seda
Xi disse que os dois lados devem aprofundar e expandir a cooperação de alta qualidade na Iniciativa Cinturão e Rota e a cooperação entre a China e os países da Europa Central e Oriental, construindo uma comunidade China-Sérvia com um futuro compartilhado na nova era, avançando assim na modernização de suas respectivas nações.
Ele pediu que ambos os lados enfatizem a importância estratégica dos laços bilaterais e compreendam a direção geral do relacionamento. A China apoia a Sérvia na defesa da independência e na busca de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais, e também apoia os esforços da Sérvia para salvaguardar sua soberania nacional e integridade territorial, Xi disse.
"Os dois lados devem continuar a apoiar firmemente um ao outro, aprofundar a cooperação estratégica e proteger seus respectivos segurança política e interesses fundamentais", acrescentou.
Xi também instou os dois países a aderirem à natureza prática da cooperação bilateral e trazer benefícios aos dois povos. A cooperação de alta qualidade na Iniciativa Cinturão e Rota entre os dois países tem dado resultados frutíferos, Xi observou.
Ambos os lados, disse Xi, devem promover de forma estável a cooperação em áreas tradicionais como transporte e infraestrutura energética, como garantir a conclusão pontual de todo o projeto ferroviário Belgrado-Budapeste, gerenciar conjuntamente grandes projetos de cooperação e criar mais projetos "pequenos, porém inteligentes" para o bem-estar público, a fim de continuar a trazer benefícios econômicos e sociais positivos.
Acordo de Livre Comércio
O Acordo de Livre Comércio China-Sérvia entrará em vigor em 1º de julho deste ano. Xi comentou que a abertura mútua de alto nível entre China e Sérvia certamente entrará em uma nova fase.
"A China continuará a importar mais produtos agrícolas de alta qualidade com características sérvias, e está pronta para convidar 300 jovens sérvios para a China para estudos e intercâmbios nos próximos três anos. A Sérvia é bem-vinda para aprofundar intercâmbios culturais e entre pessoas de forma abrangente", declarou Xi.
O líder chinês pediu a Pequim e Belgrado para levar adiante a natureza inovadora das relações bilaterais, abrir novas perspectivas para a cooperação e fazer da cooperação inovadora um novo ponto de crescimento dos laços bilaterais.
Intercâmbio para superar sesafios da humanidade
Nos próximos três anos, Xi disse, a China apoiará 50 jovens cientistas sérvios para realizar visitas de intercâmbio de pesquisa na China, e está disposta a fortalecer a cooperação com a Sérvia em inteligência artificial (IA) para promover o desenvolvimento racional e a aplicação dessa tecnologia para a humanidade.
Xi pediu aos dois países que se oponham conjuntamente ao hegemonismo e à política de poder, bem como à política de blocos e à confrontação de campos, defendam os propósitos e princípios da Carta da ONU, pratiquem o verdadeiro multilateralismo e promovam a justiça e a equidade internacionais.