Enriquecer a cultura chinesa por meio de vídeos e tecnologia para promover um futuro compartilhado para a comunidade global. Esse é o principal objetivo do 4º Festival Internacional de Vídeo em Língua Chinesa.
Um júri internacional de sinólogos respeitados e produtores de programas seniores selecionou 18 prêmios em oito categorias, incluindo “Melhor Vídeo Curto”, “Prêmio Popular” e “Prêmio Especial para Jovens Embaixadores Culturais”.
Te podría interesar
As peças vencedoras destacam o entusiasmo dos jovens em todo o mundo para se envolverem com elementos culturais chineses, como poesia, caligrafia, instrumentos musicais, esculturas em miniatura e trajes tradicionais, refletindo o apelo único da rica cultura tradicional da China.
Alguns vencedores vão visitar a China neste verão como novos Jovens Embaixadores Culturais para explorar suas tradições e locais de herança.
Te podría interesar
O evento, realizado em conjunto pelo Grupo de Mídia da China (CMG), o Escritório da ONU em Genebra, a Missão Permanente da República Popular da China junto à ONU em Genebra e outras organizações internacionais na Suíça, ocorreu no Palácio das Nações em 23 de abril.
O festival deste ano, com o tema "Juventude Juntos por um Mundo Melhor", apresentou produções de vídeo relacionadas à juventude de todo o mundo.
Lançado em 19 de março, o evento recebeu 1.009 inscrições de 47 países e regiões, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Japão, Tailândia, Polônia e Argentina.
Neste ano, com o tema 'Juventude', o quarto Festival de Vídeo em Língua Chinesa do CMG convidou entusiastas da cultura chinesa em todo o mundo, comentou Shen Haixiong, presidente e editor-chefe do CMG, e vice-ministro do Departamento de Publicidade do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), em seu discurso.
"Usando visuais e conexões culturais, pretendemos destacar o dinamismo da juventude e o rico apelo do multiculturalismo, construindo pontes de comunicação por meio da linguagem e da imagem. Esperamos que este evento incentive mais jovens do exterior a visitar e experimentar uma China verdadeira e multifacetada na nova era", disse ele.
Shen observou que os jovens detêm a chave para o nosso futuro, e seu envolvimento é crucial para o desenvolvimento pacífico. Ele comentou ainda que o festival com o tema da juventude, tem como objetivo aprofundar a apreciação pela cultura chinesa, promovendo a compreensão e conexões entre culturas para construir um futuro compartilhado para a humanidade.
Os jovens são dinâmicos e inovadores, qualidades que o CMG incorpora como entidade de mídia. Abraçando a internet e a inteligência artificial, o CMG lançou produtos impulsionados por inteligência artificial (IA), como a série animada "Poemas de Elogios Eternos" e "Mitologia Chinesa", o primeiro microdrama multilíngue totalmente produzido por IA, comentou Shen.
"Enriquecer a cultura chinesa por meio de vídeos e tecnologia ajuda a promover um futuro compartilhado para a comunidade global. O CMG dá as boas-vindas aos jovens de todo o mundo e espera sua participação!", disse.
Plateia cheia
Mais de 300 convidados participaram do festival, incluindo Tatiana Valovaya, diretora-geral do Escritório da ONU em Genebra, e o embaixador Chen Xu, representante permanente da China junto ao Escritório das Nações Unidas em Genebra e outras organizações internacionais na Suíça, juntamente com diplomatas, autoridades e representantes jovens de várias organizações internacionais.
Valovaya, em seu discurso, destacou que o festival reuniu pessoas para celebrar a riqueza e a diversidade das culturas do mundo. Ela observou que a linguagem não serve apenas como uma ferramenta de comunicação, mas também como uma ponte que dissemina conhecimento e conecta as pessoas.
“O tema deste ano está alinhado de perto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A ONU está dedicada a promover o liderança juvenil e torná-los agentes ativos de mudança e desenvolvimento. Hoje, mais uma vez, experimentamos o fascínio da língua e da arte chinesa e o impacto que ela proporciona”, observou a diretora-geral do Escritório da ONU em Genebra
O embaixador Chen Xu, representante permanente da China no Escritório da ONU em Genebra, falou sobre a filosofia chinesa de comunidade global.
“No mundo diversificado de hoje, fazemos parte de uma comunidade global. Devemos nos envolver com diferentes civilizações por meio de igualdade, tolerância e amizade, e advogar pelo respeito mútuo para promover a coexistência harmoniosa,” disse Chen Xu.
Dia da Língua Chinesa
No evento, jovens músicos do Teatro de Canção e Dança de Hunan realizaram um concerto folclórico para os convidados. Além disso, uma exposição criativa de caracteres chineses fundiu caracteres tradicionais com mídia digital contemporânea e designs inovadores, exibindo a vitalidade jovem dos caracteres chineses antigos.
Em 2010, a ONU designou o "Dia da Língua Chinesa" para coincidir com o Guyu ("Chuva de Milhete"), o 6º dos 24 termos solares nos calendários tradicionais do leste asiático, celebrando o multilinguismo e a diversidade cultural.
Este dia também homenageia Cangjie, uma importante figura antiga chinesa, reputada como o historiador oficial do Imperador Amarelo e o inventor dos caracteres chineses.
Este ano marca o quarto ano consecutivo em que a CMG organizou o evento ao lado do Dia da Língua Chinesa da ONU.