CHINA EM FOCO

Empresas estatais chinesas dão toque de utopia à realidade do povo

Impulso de grandes companhias públicas da China em áreas como energia e infraestrutura revela inspiração em uma fábula chinesa antiga sobre a utopia de uma vida harmoniosa e próspera

Créditos: CFP - As personagens da fábula chinesa sobre uma vida próspera e harmoniosa inspira trabalho de empresas estatais
Escrito en GLOBAL el

As empresas estatais da China têm se inspirando em uma fábula da literatura chinesa, "Peach Blossom Spring" ("Primavera em flor de pêssego", em tradução livre) para ilustrar como a indústria moderna da potência asiática pode desempenhar um papel construtivo na construção da comunidade e da nação, criando o que poderia ser chamado de uma utopia do século XXI.

Representação da fábula Peach Blossom Spring em uma pintura exposta no Palácio de Verão, Pequim.

Essa fábula clássica foi criada por Tao Yuanming (365-427) da dinastia Jin Oriental (317-420). O criador é, historicamente, conhecido como o eremita mais famoso da China.

Sua história retratou vistas deslumbrantes de uma paisagem ampla e plana com imponentes casas, campos exuberantes, lindos lagos, ricas amoreiras e extensos jardins de bambu, todos conectados por caminhos que se estendem pelos campos em todas as direções.

A maioria dos livros didáticos chineses do ensino fundamental tem enaltecido  "Peach Blossom Spring", uma homenagem à visão de utopia de Tao - um lugar sem guerras e cheio de risos e uma vida harmoniosa e próspera.

China da paz, diplomacia e desenvolvimento

A China da atualidade, uma terra que não travou ou se envolveu em qualquer guerra por décadas, graças à ênfase em paz, diplomacia e desenvolvimento, assemelha-se à utopia de Tao.

Liderada pelo governo chinês e fortalecida por empresas estatais em vários setores, a China poderia receber o voto de aprovação de Tao.

É o caso, por exemplo, de Lanxi, uma cidade de nível condado em Jinhua, província de Zhejiang. No início de janeiro, quando uma onda de frio varreu grandes partes da China, os agricultores de lá estavam preocupados.

Preocupações com a segurança alimentar abalaram o governo local e as empresas estatais, o que desencadeou uma resposta imediata da unidade local de fornecimento de energia da State Grid.

A estatal chinesa é a maior empresa de serviços públicos de energia elétrica do mundo e garantiu que o fornecimento de eletricidade para as empresas locais-chave não fosse interrompido pelo clima extremo.

A Junlian Ecological Agriculture Technology, uma cultivadora local de cogumelos, foi uma das beneficiadas. Chen Shaorong, proprietário da empresa, disse que o cultivo de cogumelos em estufas requer controles rigorosos de temperatura e umidade. Mesmo variações sutis podem afetar a qualidade do produto.

A Junlian designou membros de sua equipe para garantir que seu equipamento de distribuição de energia, como medidores elétricos e coberturas de isolamento, estivesse instalado com segurança e funcionasse normalmente. Também promoveu a conscientização sobre segurança elétrica, ajudando seus agricultores a regular a temperatura e a irrigação.

"Graças à State Grid, tivemos um fornecimento estável de eletricidade. Não temos mais preocupações pelo resto do inverno", disse Chen à Xinhua.

A Junlian passou a estabelecer um eficiente mecanismo de resposta baseado no WeChat para as empresas locais que praticam a agricultura inteligente em estufas, fornecendo um canal online para fazer perguntas ou pedir reparos. Além disso, ela desenvolve planos de fornecimento de energia personalizados para os clientes com base na demanda e carga elétrica destes.

Essas ações ajudam os agricultores a atender com sucesso à crescente demanda por frutas e legumes durante o período do feriado do Ano Novo Lunar Chinês.

Li Guoxiang, pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Rural, que faz parte da Academia Chinesa de Ciências Sociais, afirmou à Xinhua  que a segurança alimentar da China, embora esteja em um nível bastante alto, ainda enfrenta muitos desafios. Quando há condições climáticas extremas ou um desastre natural, medidas oportunas devem ser tomadas para reduzir os danos à agricultura.

Resposta a eventos climáticos extremos

Nos últimos anos, a State Grid tem se esforçado para fornecer um abastecimento estável de energia em meio a condições climáticas extremas e desastres naturais, trazendo benefícios para a agricultura, os agricultores e as áreas rurais da China, além de salvaguardar a segurança alimentar do país.

A Conferência Central sobre o Trabalho Rural, em dezembro, registrou que a China superou o efeito adverso de alguns desastres naturais graves em 2023, com a produção de alimentos atingindo recordes e os rendimentos dos agricultores crescendo em um ritmo mais rápido - um testemunho brilhante das contribuições das empresas estatais do país.

As autoridades centrais intensificaram os esforços na contínua expansão da infraestrutura para garantir que o país desenvolva capacidades adequadas para se proteger de fenômenos naturais.

Em outubro, o principal órgão legislativo do país aprovou o plano do governo central de emitir 1 trilhão de yuans (136,93 bilhões de dólares) adicionais em títulos do tesouro especiais no quarto trimestre do ano passado.

Todo o montante foi destinado aos governos locais por meio de pagamentos de transferência para apoiar a recuperação e reconstrução pós-desastre, fortalecer áreas vulneráveis na prevenção e alívio de desastres, e melhorar a capacidade geral de resistir a desastres naturais.

Construção de infraestrutura

China Daily -
Canteiro de obras da Ferrovia de Alta Velocidade Hangzhou-Wenzhou, um projeto de HSR local construído por construtores estatais, incluindo a CR24

A construção de infraestrutura desempenha um papel significativo no impulso da economia chinesa. A maioria das empresas estatais centrais na construção de infraestrutura tem credenciais impressionantes, tanto no mercado interno quanto externo e acumulam décadas de experiência com projetos não apenas na China, mas no resto do mundo.

Por exemplo, inúmeras estatais da China foram fundamentais na construção de megaprojetos como o Trem de Alta Velocidade Jakarta-Bandung, na Indonésia, e o principal local da Copa do Mundo FIFA de 2022 em Doha, no Catar, ambos construídos no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota, a Nova Rota da Seda.

Xinhua - Passageiros em Jacarta, Indonésia, passam por um modelo de trens de alta velocidade utilizados na Ferrovia Jakarta-Bandung.

A China Railway Construction (CRCC), que participou do projeto Jakarta-Bandung, tem se esforçado ao máximo para facilitar o desenvolvimento integrado na região do Delta do Rio Yangtzé, conectando mais cidades à rede de Trem de Alta Velocidade do país.

A gigante ferroviária afirmou em um relatório de construção em janeiro que o trabalho de instalação da estrutura da via sem lastro para o Trem de Alta Velocidade Hangzhou-Wenzhou foi concluído, marcando mais um passo significativo em direção à conclusão programada de todo o projeto.

Impulso de urbanização da China

Shine - Comunidade Pengyi, em Xangai

Em alguns cantos subdesenvolvidos das cidades, o impulso de urbanização da China está recebendo um impulso das estatais, que não estão medindo esforços para ajudar a promover o sustento em todo o país.

Por exemplo, quando a última laje de concreto foi colocada na viga de cobertura de um prédio residencial em Xangai em 16 de dezembro, o projeto de renovação de uma antiga comunidade residencial urbana entrou em seu novo capítulo.

Com instalações de infraestrutura anteriores todas em estado de desgaste, a Comunidade Pengyi - um dos primeiros grupos de comunidades modernas a surgir na metrópole na década de 1950 e considerada uma "comunidade de glória" por abrigar modelos de diversas indústrias - está sendo reabilitada pela China Railway 24th Bureau Group Corp (CR24), uma unidade da CRCC.

A construtora estatal informou em um relatório de progresso de construção em dezembro que o trabalho de cobertura de todos os edifícios foi concluído, e a comunidade receberá seus moradores de volta antes da próxima chegada do Ano Novo Chinês.

O projeto de reabilitação tem uma área total de construção de 210.800 metros quadrados. A conclusão do trabalho de cobertura marca a base sólida para a construção futura, segundo o relatório de progresso.

A iniciativa tem grande importância desde o início da construção, pois afeta significativamente os meios de subsistência de um grande número de famílias reassentadas. De acordo com a CR24, ao ser concluído, fornecerá cerca de 2.242 unidades habitacionais.

Várias instalações de apoio, incluindo estacionamentos subterrâneos, espaços para exercícios e áreas comerciais, também estão incluídas no plano de reabilitação, abordando eficazmente as preocupações de reassentamento dos moradores urbanos.

Xinhua - Trabalhador em um projeto de renovação habitacional na Comunidade Pengyi em Xangai.

Para oferecer soluções mais amigáveis aos residentes e garantir uma ocupação tranquila após a conclusão do complexo residencial, o projeto inclui uma ampla variedade de tarefas de construção, incluindo engenharia civil, design de interiores e exteriores, e a instalação de sistemas de água, eletricidade e aquecimento, todos apresentando desafios durante a construção.

Os construtores do projeto conseguiram realizar entregas pontuais em cada etapa do processo de construção por meio de coordenação eficiente, procedimentos de construção otimizados e programação razoável. Eles também adotaram novas abordagens para reduzir as operações no local, minimizando assim o desperdício de materiais e os impactos ambientais.

Durante uma reunião executiva no final de julho, o Conselho de Estado, o Gabinete da China, aprovou diretrizes sobre a transformação e atualização de áreas subdesenvolvidas em megacidades para apoiar a economia.

A transformação dessas áreas é uma iniciativa positiva para expandir a demanda doméstica e aumentar o investimento efetivo. A renovação residencial frequentemente vem acompanhada de uma série de projetos de apoio, como comércio, educação, hospital e instalações de cuidados para idosos, disse Yang Weiyong, professor associado de economia na Universidade de Negócios Internacionais e Economia.

"Esses projetos de renovação não apenas podem atender às demandas em diferentes níveis e compensar os desequilíbrios no desenvolvimento urbano, mas também ajudar a expandir a demanda doméstica e otimizar a estrutura atual do setor imobiliário", disse Yang.

Em janeiro, a China State Construction Engineering Corp, outra grande construtora estatal, concluiu a reabilitação de um antigo projeto habitacional em Pequim, em uma comunidade localizada no Hutong de Huapichang.

"Minha nova casa agora tem uma excelente iluminação e ventilação, e é um alívio que finalmente há um elevador neste prédio. Eu e meus vizinhos estamos todos satisfeitos e extremamente felizes com nossa nova casa", disse Jin Guilian, que mora na comunidade há décadas e agora está ocupada decorando sua casa para o Ano Novo Chinês de 2024.

Com o desenvolvimento de alta qualidade do país progredindo de maneira constante, a Peach Blossom Spring de Tao pode estar adquirindo dimensões de realidade.