CHINA EM FOCO

China e Brasil estreitam laços no setor de audiovisual

Evento promovido pelo Grupo de Mídia da China renova parceria com empresa brasileira para distribuir séries, documentários e filmes chineses no Brasil

Créditos: CMG - Cláudia Dreyer, da Box Brazil Media Group, e o cônsul-geral da China em São Paulo, Yu Peng, renovam parceria no setor de audiovisual
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O crescente interesse do público brasileiro pela produção audiovisual chinesa foi destaque no evento “Vínculos com o Brasil II”, promovido pelo Grupo de Mídia da China (CMG, da sigla em inglês) em parceria com grupos de mídia do Brasil nesta sexta-feira (1º), no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo (SP).

Durante a cerimônia foi feita a apresentação do Programa de Exibição de Filmes e Séries Selecionadas do CMG no Brasil. O evento contou com a presença de comitivas do CMG e de seu Centro de Traduções e Dublagens (CTD). Na ocasião foram renovadas as parcerias existentes e abertas portas para novos acordos de exibição de seu conteúdo.

O evento, centrado na promoção do intercâmbio cultural e cooperação entre as indústrias audiovisuais brasileira e chinesa, marcou uma oportunidade para a negociar novos acordos de exibição com grupos de televisão brasileiros e fortalecer ainda mais os laços
culturais entre os dois países.

O vice-ministro do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente do CMG, Shen Haixiong, fez uma saudação em vídeo. Ele destacou que este ano marca o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Brasil.

Shen ressaltou que o CMG, em colaboração com veículos de comunicação brasileiros, organizou a mostra de programas como uma iniciativa positiva para fortalecer o intercâmbio cultural entre os dois países e consolidar a base de apoio popular para a amizade entre China e Brasil.

Ele relembrou que, em abril deste ano, o Festival Internacional de Cinema de Pequim, organizado pelo CMG, destacou o Brasil como país convidado, exibindo quatro excelentes filmes brasileiros, incluindo "Marte Um" e "A Segunda Mãe", trazendo o calor do samba à Pequim na primavera.

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O presidente do CMG ressaltou que a Mostra de Programas de Qualidade do CMG no Brasil apresenta mais de vinte produções de excelência, incluindo documentários, séries de televisão e animações.

"Através delas, o público brasileiro poderá apreciar o carisma do presidente Xi Jinping, sentir a hospitalidade do povo chinês e conhecer a profundidade e a riqueza da cultura chinesa", finalizou.

O cônsul-geral da China em São Paulo, Yu Peng, afirmou em seu discurso que a cooperação cultural e audiovisual é uma área central no intercâmbio cultural entre os dois países.

"Esta Mostra de Programas de Qualidade organizada pelo CMG no Brasil traz várias produções audiovisuais excepcionais, apresentando a China de forma abrangente e diversificada ao público brasileiro. Isso certamente aprofundará o entendimento e a compreensão do povo brasileiro sobre o desenvolvimento da China", observou.

A representante da Box Brazil Media Group no evento, Cláudia Dreyer, que lidera a aquisição de conteúdos e estabelece parcerias estratégicas com entidades internacionais, fez um balanço dos quatro anos de parceria entre a empresa brasileira e o CMG e seu CTD.

Ela destacou que, nesse período, o Box Brasil Media Group exibiu séries de ficção, séries documentais e filmes de longa metragem de temáticas variadas, nos canais de tevê por assinatura e em plataformas de vídeo sob demanda.

Cláudia comentou que a Box Brasil trouxe pela primeira vez ao público brasileiro conteúdos inéditos no Brasil e pode verificar a receptividade do público a estas novas produções com grande sucesso de alcance e visibilidade.

"Os conteúdos audiovisuais têm o caráter de ir além das fronteiras físicas e trazer não somente novas possibilidades de negócios ao grande mercado brasileiro, como também ao potencial mercado chinês. A tecnologia que o meio audioviovisual hoje faz uso, nos propicia diminuir as diferenças e distâncias entre nossos países", afirmou.

Nova etapa de parceria

A renovação da parceria entre China e Brasil no setor do audiovisual, com o lançamento de mais uma edição do Programa de Exibição CMG e Box Brazil, incluirá novos documentários de alta qualidade, produzidos pela CCTV e CGTN, e séries de ficção independentes da China. Esse evento marca não apenas uma continuidade, mas uma ampliação da colaboração entre os mercados audiovisuais do Brasil e da China.

Entre os destaques das produções a serem exibidas no Brasil está a série “O Sol Que Me Acompanha” (2023), estrelada por Xiao Zhan e Bai Baihe. A trama explora o relacionamento entre um jovem e uma executiva de marketing experiente, trazendo Xiao Zhan – conhecido por seu papel em “Os Indomáveis” (The Untamed, 2019) – que já acumula uma base de fãs crescente no Brasil.

Nos últimos cinco anos, a China e o Brasil têm fortalecido seus Acordos de Parcerias para Intercâmbio Cultural, iniciados através de um acordo maior de aproximação cultural dos países do BRICS.

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