CHINA EM FOCO

Como a China ajuda a Apple a crescer

CEO da gigante da marca da maçã, Tim Cook, reconhece a contribuição chinesa para a empresa alcançar desenvolvimento rápido e sustentável

Créditos: MOFCOM - CEO da Apple e ministro do Comércio da China em Pequim
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O ministro do Comércio da China, Wang Wentao, se reuniu nesta sexta-feira (25) com o CEO da Apple, Tim Cook, em Pequim. Durante o encontro, ele saudou a gigante de tecnologia dos EUA e incentivou o executivo a aproveitar as oportunidades e expandir no mercado chinês.

Wang também prometeu otimizar ainda mais o ambiente de negócios e fornecer serviços de alta qualidade para empresas estrangeiras.

Já Cook afirmou que o rápido desenvolvimento da China ajudou a Apple a alcançar um crescimento rápido e sustentável, comprometendo-se a aumentar o investimento em áreas como cadeia de suprimentos e pesquisa e desenvolvimento (P&D), segundo um comunicado emitido pelo Ministério do Comércio da China (MOFCOM).

Wang destacou que a Terceira Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) fez arranjos sistemáticos para melhorar os sistemas e mecanismos de abertura de alto nível. A China também introduziu recentemente novas medidas políticas de abertura e tem trabalhado para resolver questões de interesse para empresas estrangeiras.

Sobre a cooperação econômica e comercial entre China e EUA, Wang enfatizou que a cooperação mutuamente benéfica entre os dois países é do interesse fundamental de ambas as nações e atua como uma força estabilizadora na relação bilateral.

"Expandir excessivamente o conceito de segurança nacional não é favorável às trocas econômicas e comerciais normais", afirmou o ministro.

Wang acrescentou que a China está pronta para se engajar em trocas regulares entre autoridades e empresas para ajudar a relação econômica e comercial entre China e EUA a voltar ao caminho de um desenvolvimento saudável e estável.

Além de buscar desenvolvimento de longo prazo no mercado chinês, a Apple também está disposta a continuar desempenhando um papel de ponte na promoção da comunicação e das trocas nas áreas econômica e comercial entre China e EUA, segundo o comunicado do MOFCOM.

Visita de Cook à China

O encontro entre Wang e Cook ocorreu durante a visita de Cook à China, sua segunda viagem ao país este ano, durante a qual ele se reuniu com autoridades chinesas e executivos de empresas.

Na terça (22) e quarta-feira (23), Jeff Williams, diretor de operações da Apple, visitou as bases de produção da empresa e fornecedores de equipamentos automatizados nas cidades de Suzhou, na província de Jiangsu, no leste da China,  Changsha, na província de Hunan, no centro, incluindo uma fábrica da Luxshare em Suzhou que monta a série iPhone 16.

Segundo Williams, nos últimos cinco anos, a Apple investiu até US$ 20 bilhões em manufatura inteligente e verde na China.

"Algumas das automações mais avançadas do mundo estão acontecendo na China", disse ele à Xinhua.

Atualmente, mais de 80% dos 200 principais fornecedores da Apple têm fábricas na China.

"As visitas de Cook e Williams à China refletem a importância que a Apple dá ao mercado chinês e sua determinação em otimizar a cadeia de suprimentos", disse Wang Peng, pesquisador associado da Academia de Ciências Sociais de Pequim.

Dada a estratégia de longo prazo da Apple no mercado chinês e as crescentes demandas de negócios, acredita-se que a empresa possa estabelecer novas linhas de produção, centros de P&D ou envolver-se em projetos de cooperação mais aprofundados com outras empresas chinesas no futuro, destacou Wang Peng ao jornal chinês Global Times nesta sexta..

Além de seu vasto mercado e cadeia de suprimentos completa, a economia da China manteve um crescimento estável a longo prazo, enquanto o governo chinês tem se comprometido a otimizar o ambiente de negócios, proporcionando um ambiente de mercado estável e expectativas de crescimento para corporações multinacionais como a Apple, concluiu Wang.

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