A China anunciou que descobriu uma enorme jazida de lítio, um material chave no próspero setor de novas energias do país, que emergiu como um pilar do crescimento econômico.
A revelação ocorre em um momento em que a China intensifica os esforços para explorar recursos domésticos, visando aumentar a segurança energética e de recursos diante de uma acirrada corrida global por recursos essenciais para impulsionar o crescimento.
Te podría interesar
O Ministério dos Recursos Naturais da China informou nesta quinta-feira (18) que a grande reserva - cerca de 1 milhão de toneladas do metal alcalino prateado, frequentemente chamado de "o novo petróleo" ou "ouro branco" - foi encontrada no condado de Yajiang, na província de Sichuan.
Até agora, o lítio descoberto na China está localizado principalmente em Sichuan, Qinghai, Tibete, Xinjiang e Jiangxi.
Te podría interesar
Carbonato de lítio, amplamente utilizado em baterias de íon-lítio, também pode ser extraído de lagos salgados, e a China possui 1.500 desses recursos, o que confere ao país asiático potencial para explorar ainda mais recursos de lítio.
Essa descoberta aumentará o fornecimento chinês de um recurso necessário para baterias de lítio, que são críticas para muitos veículos elétricos de mercado de massa vendidos ao redor do mundo.
China líder de produção de veículos elétricos
A China já detinha cerca de 7% dos recursos de lítio identificados no mundo, ocupando o sexto lugar após Bolívia, Argentina, EUA, Chile e Austrália, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.
No entanto, a potência asiática refina cerca de metade do lítio do mundo e depende fortemente do mercado externo para o material.
A China produz aproximadamente 70% das baterias de veículos elétricos do mundo, de acordo com o think tank China EV100, que visa impulsionar o desenvolvimento da indústria de veículos elétricos.
No ano passado, o valor das exportações combinadas da China de baterias de lítio, baterias solares e veículos de nova energia superou 139 bilhões de dólares dos EUA pela primeira vez, segundo dados da alfândega.
Todos esses três produtos usam lítio, e eles têm significado econômico adicional, já que a China está lutando para se afastar de setores tradicionais, como o imobiliário, para impulsionar o crescimento a longo prazo.
Em termos de veículos acabados, a BYD, com sede em Shenzhen, superou a Tesla como a maior fabricante de veículos elétricos do mundo.
Lítio para neutralidade do carbono
O lítio é um metal alcalino macio e prateado-branco de número atômico 3. É conhecido por suas propriedades únicas, como o de ser o metal mais leve, com o maior potencial eletroquímico e de ser muito reativo com a água.
Como um "metal de energia verde do século XXI", o lítio é de grande importância para os esforços destinados a alcançar a neutralidade de carbono. É também um elemento crítico na produção de veículos elétricos, baterias de íons de lítio e baterias solares.
Os minérios de lítio são tipicamente encontrados em países como Argentina, Bolívia, Chile, Austrália, China e Estados Unidos, todos sendo produtores de lítio importantes.