CHINA EM FOCO

Turistas invadem Xinjiang, região cheia de belezas naturais e riqueza cultural e étnica

Pessoas de diferentes partes do mundo vivenciam a experiência da minoria étnica mulçumana uigur, a partir do uso de trajes tradicionais, ao som de músicas folclóricas e degustando pratos típicos

Créditos: Global Times (Li Xuanmin) - Vista de Kashi, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China
Escrito en GLOBAL el

Numa tarde de domingo ensolarada, um grupo de turistas de diferentes partes do mundo veste trajes tradicionais uigures, dança ao som de música folclórica, saboreia churrasquinhos e degusta especialidades locais na antiga Cidade de Kashi, com mais de mil anos, na prefeitura de Kashi, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China.

Nos últimos anos, tem havido uma loucura por viagens a Xinjiang. A região, um importante nó da antiga Rota da Seda, registrou um aumento sem precedentes no número de turistas este ano, com múltiplas atrações turísticas registrando aumentos de quase 50% no tráfego em comparação com 2019.

A região rica em recursos naturais tem recebido cada vez mais turistas estrangeiros de Singapura, Malásia, Tailândia, Indonésia e Austrália neste verão, o que reflete a crescente fama de Xinjiang como um ímã turístico.

Boom do turismo impulsiona economia local

Observadores afirmam que o turismo em expansão na região injetará novo ímpeto na economia local, que ganhou impulso em seu crescimento, desmentindo as calúnias e mentiras promovidas pelas forças anti-China no Ocidente.

Um grupo com mais de 100 turistas estrangeiros chegou a Urumqi no início desta semana, vindo de Singapura, para uma jornada de oito dias por Xinjiang, com paradas em Karamay e no cenário cênico de Kanas, em Altay.

Este é o segundo grupo de turismo de Singapura, composto por mais de 100 pessoas, a viajar para Xinjiang este ano, sendo a maioria dos viajantes originários de Singapura, Malásia e Indonésia. O primeiro grupo chegou a Xinjiang na semana passada, e espera-se que cerca de 800 turistas participem de passeios em Xinjiang em setembro e outubro.

Os turistas estão entusiasmados em ver a "cultura esplêndida, paisagens magníficas e charme exótico" de Xinjiang, disse Li Liangyi, presidente do grupo de cultura e turismo Huayun, com sede em Singapura, que é o organizador da excursão em grupo, de acordo com o Xinjiang Daily.

Turistas internacionais também têm visitado outros locais cênicos em Xinjiang, como Turpan, conhecida como a "fornalha" da China devido ao calor intenso e baixa precipitação. Após entrar no Vale das Uvas, localizado aos pés das Montanhas Flamejantes em Turpan é possível ver multidões de turistas dançando uma apresentação étnica local.

O vice-diretor geral da divisão de negócios de Turpan sob o Grupo de Cultura e Turismo de Xinjiang, Zhang Mingming, que opera o Vale das Uvas, comentou o crescimento turístico na região.  

Houve um rápido aumento no número de turistas estrangeiros da Malásia e Tailândia este ano.

Segundo Zhang, o local recebeu um total de 800 mil viajantes até agora este ano, um aumento de 45% em relação a 2019, e ele espera mais turistas durante os feriados de oito dias do Dia Nacional e do Festival de Meio Outono.

Comércio em festa 

Em Kashi, no sul de Xinjiang, quase todas as hospedagens locais durante o feriado do Dia Nacional na Cidade Antiga de Kashi já foram reservadas, e as consultas sobre passeios fotográficos também aumentaram, disse um guia turístico chamado Maierhaba. Ela acrescentou que, na primeira metade deste ano, mais de 5,6 milhões de turistas visitaram a cidade, em comparação com 5 milhões de visitantes em 2022.

Os comerciantes locais têm grandes expectativas para os próximos feriados prolongados. O dono de uma loja de roupas uigures na Cidade Antiga de Kashi, Gusailingnuo, fala sobre o crescimento do negócio.

O negócio está cada vez melhor. Mil turistas vêm à minha loja todos os dias, e espero um aumento no movimento durante os feriados.

De acordo com um relatório da agência de viagens online lvmama.com, as reservas de produtos de turismo personalizados durante os feriados do Dia Nacional na plataforma aumentaram 93% em relação a 2019, com Xinjiang descrito como um destino popular.

Profissionais da indústria afirmam que o burburinho na indústria de turismo local ofereceu uma janela para medir a recuperação do consumo em Xinjiang, já que o "boom de viagens" provavelmente levará a um aumento no consumo de acomodação e serviços de restaurante.

Nos primeiros oito meses, Xinjiang recebeu um total de 182 milhões de turistas, um aumento de 52% em relação ao ano anterior, conforme dados oficiais. Além disso, a receita do turismo aumentou 111,42%, alcançando 189,69 bilhões de yuans.

Enquanto isso, a harmonia na vida dos moradores locais e seu desejo por uma vida melhor - testemunhados tanto por turistas domésticos quanto estrangeiros - fornecem a melhor evidência para desmentir a desinformação vinda do Ocidente.

Judy Mak, uma advogada da Malásia, acaba de concluir uma visita de 13 dias em Xinjiang junto com seus amigos. Partindo de Urumqi, ela percorreu o sul de Xinjiang e visitou cidades como Kashi, Hotan e Tashkurgan.

"Foi a primeira vez que visitei Xinjiang", disse ela em Hotan. "Antes de minha visita aqui, fiz alguma pesquisa sobre Xinjiang e percebi que alguns veículos de mídia ocidentais retratam Xinjiang de forma muito negativa, o que não é verdade."

"Na realidade, Xinjiang é um caldeirão de muitas culturas diferentes e abençoado com paisagens exóticas incríveis, que todos deveriam vir e ver por si mesmos," disse ela.

Com informações do Global Times

 

Temas