CHINA EM FOCO

Novas gerações impulsionam mudanças no jeito de consumir o baijiu, bebida tradicional chinesa

Destilado incolor, praticamente desconhecido no Ocidente, é um dos elementos essenciais da cultura da China e sua produção tem uma longa história que remontado aos tempos antigos

Créditos: VCG - Nova geração transforma o jeito de degustar o baijiu, destilado mais consumido do mundo
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O baijiu chinês, um destilado incolor que é praticamente desconhecido no Ocidente, é um dos elementos essenciais da cultura chinesa e sua produção na China tem uma longa história que remonta aos tempos antigos. No curso de sua evolução, diferentes tipos de tecnologia de produção foram criados e a cultura única do baijiu foi desenvolvida.

Se juntarmos a quantidade de vodca, uísque, rum, gim e tequila consumidas anualmente no mundo, não chega ao volume do consumo do baijiu chinês, o destilado mais consumido no mundo. A bebida incolor que usa arroz, painço e outros gr??os como matéria-prima e a graduação alcoólica varia de 35% a 60%.

A tradição de brindar com uma taça de baijiu está enraizada em centenas de anos de cultura chinesa, e hoje, o consumo da bebida tem passado por uma mudança profunda à medida que os jovens tendem a ter seus próprios hábitos únicos, comenta Li Hang, um sommelier de baijiu em Pequim.

O baijiu encontrou seu caminho na filosofia, etiqueta, literatura, sociedade, gastronomia e muitos outros aspectos da cultura, sendo aceito como uma bebida especial para rituais tradicionais e ocasiões sociais, como o Ano Novo Chinês e o Festival do Meio do Outono.

Com o passar do tempo, a indústria do baijiu tem atraído um número crescente de consumidores jovens. O consumo do destilado atingiu um pico no primeiro semestre deste ano.

De acordo com dados de plataformas de comércio eletrônico, o consumo de baijiu aumentou 230% em relação ao ano anterior, e os pedidos de produtos de alto preço unitário aumentaram durante os festivais de compras chineses.

Na multidão de consumidores de baijiu na China, a tendência de rejuvenescimento está se tornando cada vez mais evidente, e o grupo pós-95 mostra os pedidos de crescimento mais rápido, gradualmente se tornando o grupo principal de consumo de baijiu.

Baijiu fica 'mais jovem'

Muitas empresas tradicionais de baijiu tentam passar por uma transformação significativa para promover o baijiu para um público novo e mais jovem por meio de menor teor alcoólico e anúncios atrativos.

Em 2022, a Moutai lançou seu sorvete de baijiu. A iguaria é feita de acordo com a proporção de 50 gramas de licor de 53 graus, misturado a cada 1 quilo de leite, e o volume de vendas acumulado do produto já chegou a quase 10 milhões de xícaras até o momento.

O sorvete deixa à mostra outro lado da inovação do baijiu, atraindo mais consumidores jovens.

Além da Moutai, a maioria das empresas tradicionais de baijiu têm promovido a inovação, e a competição de produtos de baixo teor alcoólico está se tornando cada vez mais intensa.

A geração mais jovem é a principal consumidora de bebidas de baixo teor alcoólico, e os produtores de bebidas alcoólicas também lançaram baijiu de baixo teor alcoólico e baijiu com sabor de frutas para atender aos gostos dos jovens.

Novo comportamento

"Ganbei" é usado como "saúde", e literalmente significa "fundo em cima" e é usado para incentivar os amigos a beber tudo.

Embora os jovens tenham se tornado gradualmente o grupo principal de consumidores de baijiu nos últimos anos, "a geração pós-95 está mudando a cultura atual de consumo e a cultura do ganbei", disse Li.

Como presidente da Academia de Sommelier na China, Li se empenha em elevar os padrões de sommelier chineses. A Academia de Sommelier foca no treinamento de sommelier, incluindo baijiu e vinho, organiza eventos como o Campeonato do Desafio de Comida e Vinho da China e fornece serviços de consultoria para hotéis de alto padrão.

A cultura chinesa de consumo de bebidas é complexa e um dos aspectos mais importantes da vida social chinesa, como tem sido há séculos.

Beber pode ser muito ritualístico, especialmente porque desde tempos antigos incluía várias etapas: primeiro, fazer um gesto de "adoração" para mostrar respeito ao anfitrião, depois derramar um pouco de licor no chão como um "sacrifício" para agradecer à terra pela virtude do nascimento e nutrição, depois provar e elogiar o baijiu para alegrar o anfitrião e finalmente levantar a taça para beber.

Quando se trata de beber nos tempos modernos, a cultura do "ganbei" é especialmente usada nos negócios na China.

Na antiguidade, no entanto, teria sido considerado incivilizado e indelicado derrubar alguém com licor dessa maneira.

"Atualmente, os jovens apreciam o processo de participação e experiência", disse Li. Na televisão, muitas vezes podem ver pessoas decantando seu vinho, realmente apreciando o aroma e degustando a bebida lentamente, apreciando o sabor de maneira muito elegante.

"Devemos promover a etiqueta e a cultura chinesa de consumo de bebidas nos tempos modernos, não a cultura de 'esvaziar o copo', o baijiu também pode ser consumido com um senso de cerimônia, assim como o vinho", observou Li.

Normalmente, o baijiu acompanha as refeições na China, seja em casa ou em um restaurante. A marca e o aroma do baijiu geralmente dependem do território em que você está comendo.

Diferentes marcas de baijiu serão selecionadas, com base na culinária local.

"Como sommelier de baijiu, eu apresento o contexto cultural local aos clientes, explico as razões para escolher a marca de licor com base na culinária local e apresento a história por trás do licor, para que os clientes possam sentir que não estão apenas bebendo baijiu, mas também degustando a cultura do baijiu e sentindo um senso de participação", acrescentou Li.

Com informações do Global Times