CHINA EM FOCO

Festival das Tochas, o carnaval oriental, é celebrado na China

Durante celebrações, pessoas acendem fogueiras para expulsar os espíritos malignos, cantam e dançam, oram por segurança e uma boa colheita e aproveitam para fazer amigos e trocar mercadorias.

Créditos: CFP - Povo Yao celebra o Festival das Tochas em Nangang, província de Guangdong
Escrito en GLOBAL el

Grupos étnicos de todo o sudoeste da China, incluindo os Yi, Bai, Naxi, Lahu e Jinuo, celebraram o Festival das Tochas nesta quinta-feira (10), 24º dia do sexto mês do calendário chinês tradicional.

Como parte das celebrações anuais, as pessoas acendem fogueiras para expulsar os espíritos malignos, cantam e dançam, oram por segurança e uma boa colheita e aproveitam a ocasião para fazer amigos e trocar mercadorias.

Apelidado de Carnaval Oriental, o Festival das Tochas é o festival mais importante do ano para vários grupos étnicos. Embora diferentes grupos étnicos tenham suas próprias lendas sobre a origem do festival, a maioria delas envolve a exaltação dos ancestrais e heróis étnicos.

CFP - Moradores se reúnem em uma praça na Vila Qingshan, em Guizhou, para celebrar o Festival das Tochas.

As celebrações do Festival das Tochas realizadas pelo povo Yi são talvez as mais conhecidas de todas. Famosos por sua rica tradição de lendas de canções e danças, as performances épicas do povo Yi têm passado seus costumes do Festival das Tochas por gerações.

No primeiro dia do festival, os moradores sacrificam bois e ovelhas aos seus ancestrais, criam faíscas a partir de pedras para fazer uma fogueira sagrada em um altar e ouvem o sacerdote entoar sutras. Mais tarde, eles acendem tochas no altar e desfilam pelos campos para espantar pragas e espíritos malignos.

CFP - 
Povo Yi se reúne em uma praça no Condado de Dafang, província de Guizhou, para celebrar o Festival das Tochas 

No dia seguinte, os moradores se reúnem em uma praça e realizam várias atividades à luz da fogueira sagrada do altar, como corridas de cavalos, lutas, canto e dança, além de lutas entre touros e ovelhas. O evento mais emocionante é o concurso de beleza anual, onde jovens homens e mulheres se reúnem para mostrar seus encantos ao máximo.

No último dia, todas as tochas são coletadas para criar uma grande fogueira. As pessoas cantam e dançam até a meia-noite e jogam jogos juntas. Os jovens também aproveitam a ocasião para expressar corajosamente sua admiração pelos seus entes queridos.

O Festival das Tochas do povo Yi foi incluído na lista de patrimônio cultural imaterial nacional em 2006.

Com informações da CGTN