A culinária de Yunnan está em alta nas redes sociais chinesas depois que a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, foi vista jantando em um restaurante especializado nos pratos da região ao chegar a Pequim na última quinta-feira (6).
Alguns internautas chineses avistaram Yellen em um restaurante de culinária de Yunnan, onde ela experimentou uma variedade de pratos típicos da região, incluindo peixe grelhado com ervas e rolinhos de carne com hortelã.
Te podría interesar
O proprietário do restaurante afirmou em uma postagem nas redes sociais que Yellen é uma grande fã de um tipo de cogumelo chamado jianshouqing, e sua equipe pediu quatro porções desse prato. Um comentário abaixo da postagem dizia: "Bom apetite, Yellen. Espero que você possa experimentar muitas outras iguarias durante sua estadia na China".
Biodiversidade
Localizada no sudoeste da China, Yunnan tem uma culinária e iguarias que são resultado da rica biodiversidade e da diversidade de sua população de minorias étnicas. Os pratos são conhecidos por seus sabores moderadamente picantes e azedos, combinados com uma mistura de ingredientes de temperos à base de ervas, muitas vezes surpreendentes para o paladar.
Te podría interesar
Diversos condimentos selvagens também são comumente utilizados na culinária de Yunnan. Hortelã, capim-limão, grama-doce, sementes de erva-doce, sementes de cânfora e outras plantas aromáticas são comuns nos pratos de Yunnan para criar um sabor mais aromático e uma apresentação colorida.
As "cross-bridge rice noodles" (macarrão de arroz da ponte cruzada) também são uma lendária iguaria local de Yunnan. Uma história de amor romântica está associada à origem do macarrão.
Certa vez, um estudioso da Dinastia Qing (1616-1912) que estava se preparando para os exames imperiais em uma ilha. Sua amada esposa costumava preparar o jantar para ele todos os dias, mas, quando ela atravessava a ponte até a sala de aula, a sopa de macarrão esfriava. Então, ela teve a ideia de usar frango gordo para fazer o caldo, de modo que uma camada de óleo quente cobrindo a sopa mantivesse o calor. Dessa forma, ela conseguia entregar uma refeição quente e deliciosa para seu marido todos os dias.
Hoje em dia, esse prato de macarrão é extremamente popular em toda Yunnan e em toda a China, sendo muitos os moradores locais que o consomem regularmente no café da manhã. Em alguns restaurantes, o caldo é servido separadamente dos ingredientes crus e você cozinha o prato em sua mesa, como um hotpot, enquanto outros restaurantes servem o caldo, macarrão e outros ingredientes juntos.
Yunnan, um fascinante caldeirão de ingredientes exóticos, sabores vibrantes e influências étnicas, é frequentemente a escolha principal dos amantes da gastronomia para explorar.
Com informações da CGTN