O principal planejador econômico da China lançou 20 medidas abrangentes para impulsionar o consumo nesta segunda-feira (31), no esforço de manter a recuperação econômica e promover um desenvolvimento de alta qualidade.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, da sigla em inglês) enfatizou a otimização do emprego e a distribuição de renda, para que os indivíduos tenham mais renda disponível para apoiar o crescimento econômico.
Te podría interesar
"A China promoverá o aumento da renda dos residentes em sincronia com o crescimento econômico, a fim de aumentar a disposição dos residentes para consumir", afirmou Li Chunlin, vice-diretor da NDRC, em um briefing de políticas nesta segunda.
Debate nas redes sociais
As medidas também incluem a implementação completa do sistema de licença remunerada e horários de trabalho flexíveis para elevar os gastos com feriados, o que gerou discussões acaloradas online.
Te podría interesar
Até as 16h30 desta segunda-feira, horário de Pequim, o conteúdo com a hashtag "implementação completa do sistema de licença remunerada" acumulou 300 milhões de visualizações na plataforma Weibo, semelhante ao Twitter da China.
Incentivo ao consumo
O país promete impulsionar o consumo de uma série de produtos, serviços e áreas, incluindo veículos de energia nova (NEVs), eletrodomésticos, eletrônicos, gastronomia, cultura e turismo, bem como em áreas rurais.
O planejador econômico estatal também incentivou o consumo de eletrodomésticos ao lançar programas de troca e reciclagem de aparelhos domésticos usados.
Em relação aos automóveis, as autoridades locais não devem divulgar novas medidas para restringir a compra, enquanto as regiões que já possuem medidas restritivas sobre a compra de automóveis devem aprimorar essas medidas para se adaptar às condições locais, disse a NDRC no aviso.
De acordo com o aviso, devem ser feitos esforços para construir uma infraestrutura de carregamento de alta qualidade, promover o uso de NEVs em áreas rurais e manter e melhorar incentivos fiscais favoráveis para a compra de NEVs.
Aprovadas pelo Conselho de Estado, essas medidas têm como objetivo melhor implementar a estratégia de expansão da demanda doméstica. Elas devem desempenhar um papel fundamental para impulsionar o consumo com estímulo ao crescimento econômico e fortalecimento do desenvolvimento de alta qualidade do país.
Confira as 20 medidas anunciadas
- Aumento de renda
- Implementação de sistema de licença remunerada
- Adoção de horários de trabalho flexíveis
- Estabilização dos gastos em itens de alto valor
- Expansão do consumo de veículos de energia nova
- Apoio ao atendimento de demanda por habitação
- Promoção de gastos em materiais de decoração para o lar e produtos eletrônicos
- Aumento de gastos em serviços que envolvam a indústria de catering, turismo, cultura, entretenimento, esportes, eventos de exposição e saúde
- Incentivo ao consumo rural
- Impulsionamento do consumo de produtos verdes
- Melhorias no comércio eletrônico e nos sistemas de entrega expressa nas áreas rurais
- Desenvolvimento do turismo rural.
- Introdução de produtos com características locais nos mercados urbanos
- Incentivo a novos tipos de consumo, como o digital e o verde
- Atualização de instalações de consumo para fins múltiplos e abrangentes
- Correção de deficiências na infraestrutura de consumo
- Aprimoramento de apoio à construção de infraestrutura de consumo
- Melhoria do ambiente de consumo com forte apoio financeiro
- Continuidade da melhoria da qualidade dos serviços de consumo
- Estabelecimento de um mecanismo de pró-consumo abrangente e de longo prazo.
Com informações da Xinhua, CGTN e NDRC