Membro de uma equipe de resgate de emergência sem fins lucrativos chamada "Céu Azul", Luo Canglong, 43 anos, ex-bombeiro florestal, testemunhou seus colegas de equipe do Partido Comunista da China (PCCh) avançando corajosamente, sem se importar com os perigos, durante as operações de resgate de incêndios do passado. Isso o inspirou a se juntar a eles e se tornar um membro.
"Aqueles que anseiam pela luz tomarão a iniciativa de se aproximar da luz. É uma coisa natural a se fazer", cita Luo ao recordar o que o levou a ingressar no PCCh, que comemora seu 102º aniversário em 1º de julho.
Maior partido governante do mundo
Ao longo de um século, o PCCh evoluiu de um partido incipiente com cerca de 50 membros, em 1921, para o maior partido governante do mundo, com um impressionante número de mais de 98 milhões de membros.
Antes do aniversário de fundação do PCCh, dados oficiais revelaram que a adesão ao partido aumentou em quase 1,33 milhão, ou 1,4%, de 2021 para 98,04 milhões no final de 2022.
Te podría interesar
Rumo à prosperidade comum
Desde a fundação da República Popular da China, em 1949, o PCCh governou o maior país socialista do mundo por mais de sete décadas, transformando a China de um país pobre e atrasado em um país a caminho de se tornar uma nação de alta renda.
As conquistas sem precedentes do PCCh brilham intensamente nas páginas da história. Desde o 18º Congresso Nacional do PCCh, em 2012, o partido orquestrou a erradicação da pobreza absoluta em um país de 1,4 bilhão de pessoas, um dos maiores feitos da história humana. O país alcançou seu objetivo de construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos sob a liderança do PCCh.
Ao mesmo tempo, a China se aproximou do centro do palco mundial, desempenhando um papel mais ativo nos assuntos internacionais.
Luta contra a Covid-19
Em uma luta de três anos contra a Covid-19, a China, guiada pelo PCCh, obteve uma vitória maciça e decisiva sobre a pandemia. Foi nesse contexto que Pan Chengman, uma jovem nascida em 1991, apresentou sua candidatura para ingressar no PCCh no início de 2020.
Ao ver os membros do partido trabalhando incansavelmente para combater a Covid-19 em sua vila afetada pelo vírus, na província de Yunnan, no sudoeste da China, Pan decidiu se juntar ao PCCh e se voluntariou para ser membro da equipe de resposta à Covid,
"Depois de ingressar no Partido, o que eu mais quero fazer é ajudar meus companheiros de vila a aumentar sua renda", disse Pan, que criou uma cooperativa de criação de porcos na vila.
Grande país socialista moderno
Desde o próprio dia de sua fundação, o partido tem buscado a felicidade do povo chinês e a revitalização da nação chinesa como sua aspiração e missão.
Agora, o PCCh está unindo o povo chinês em uma nova jornada, com o objetivo de construir a China em um grande país socialista moderno em todos os aspectos até meados deste século.
Milhões de membros do partido, por meio de seu trabalho diário com grande dedicação, contribuíram para o sucesso conquistado com esforço e continuam a se dedicar à causa do PCCh e do país na nova era.
Homenagens do povo chinês
Nesta época do ano, é esperado um aumento de visitantes no memorial do primeiro Congresso Nacional do PCCh em Xangai, prestando homenagem à fundação histórica do partido.
Na parede estão mensagens sinceras deixadas por esses visitantes, profundamente tocados pelas valiosas exposições que narram o primeiro capítulo da história do PCCh. Uma nota diz: "Feliz 102º aniversário de fundação do Partido Comunista da China! Sempre seguiremos o Partido!"
Memória do PCCh
Como responsável por uma equipe encarregada de organizar atividades de conscientização pública sobre a história do partido no memorial, Yang Yu está elaborando planos para programas educacionais que visam fortalecer o senso de dever dos jovens chineses na realização da rejuvenescimento nacional.
"Trabalhando na vanguarda da promoção de uma cultura revolucionária do partido, estou comprometido em apresentar as histórias do PCCh e seu grande espírito fundador de maneiras mais vívidas e envolventes", disse Yang.
Legado revolucionário
Em outro canto da China, Sun Guanfa, descendente do Exército Vermelho, prende orgulhosamente um distintivo de membro do PCCh em sua camisa todos os dias - um hábito que ele mantém há anos.
O homem de 74 anos é natural da vila de Tantou, em Yudu, na província de Jiangxi, leste da China. A vila foi onde o Exército Vermelho Central se reuniu para a Longa Marcha de 1934 a 1936, uma jornada extraordinariamente difícil e árdua que teve implicações profundas para o PCCh e o país.
Superação da pobreza
Anteriormente uma vila empobrecida em parte devido às suas condições naturais, Tantou Village superou a pobreza em 2017.
Sun recordou que os quadros do PCCh da vila fizeram todos os esforços para ajudá-lo a aumentar a renda familiar para pagar as contas médicas caras de sua esposa.
"A vida feliz de hoje é resultado de inúmeros mártires revolucionários com sangue, e somente através da luta constante podemos confortar nossos antepassados", contou Sun.
Ele se voluntariou para educar os estudantes locais sobre a história do partido, incutindo neles um senso de gratidão e responsabilidade para perpetuar o legado do PCCh.
Rejuvenescimento da China
Seguindo exemplos de gerações de membros do partido, as gerações mais jovens também se dedicaram à rejuvenescimento nacional sempre que necessário.
Como membro do partido e chefe do departamento de desenvolvimento estratégico do Grupo Xiong'an da China, Zhou Yu se estabeleceu na Nova Área de Xiong'an, na província de Hebei, norte da China, há cinco anos. Zhou tem se esforçado para construir uma cidade digital e promover a inovação nos serviços públicos na região.
"À medida que avanços significativos são feitos na construção de Xiong'an, estamos mais confiantes e entusiasmados do que nunca para nos dedicarmos à 'cidade do futuro'", afirma Zhou.
Jogos Asiáticos
Em Hangzhou, capital da província de Zhejiang, no leste da China, Zou Jianhua, um funcionário da equipe de operações do centro equestre de Tonglu, tem estado ocupado fazendo os preparativos finais para os próximos Jogos Asiáticos em setembro. O centro equestre de Tonglu sediará as competições de equitação nos Jogos Asiáticos.
Foram necessários sete anos para que Zou se tornasse um membro chave da equipe, ajudando a realizar com sucesso o primeiro evento internacional de equitação em Hangzhou, o que proporcionou uma experiência valiosa para futuras competições nos Jogos Asiáticos.
Zou e seus colegas, muitos dos quais são membros do partido, superaram grandes dificuldades, desde a falta de exemplos anteriores como referência até a escassez de profissionais no trabalho de preparação.
"Enquanto o Partido Comunista da China celebra seu 102º aniversário de fundação, os preparativos para os Jogos Asiáticos de Hangzhou também estão entrando na fase final. Trabalharemos para garantir Jogos Asiáticos excepcionais", antecipou Zou.
Enquanto Zou e outras pessoas envolvidas nos preparativos para os Jogos Asiáticos estão trabalhando rapidamente, cientistas chineses também estão avançando rapidamente no desenvolvimento do Fast, a abreviação para Five-hundred-meter Aperture Spherical Radio Telescope, também conhecido como "Olho do Céu da China".
Na semana passada, um estudo sobre a descoberta feita pelo Fast na província de Guizhou, sudoeste da China, foi publicado na revista Nature, exemplificando os avanços do país em ciência e tecnologia.
"A melhor maneira para os cientistas celebrarem o aniversário do partido é iluminar a vida das pessoas por meio de resultados frutíferos e abraçar um futuro melhor, impulsionado pela ciência e tecnologia", disse Jiang Peng, engenheiro-chefe do FAST.
Com informações da Xinhua