CHINA EM FOCO - ESPECIAL CULTURA CHINESA

Elias Jabbour recebe principal prêmio de literatura chinesa para estrangeiros

Pesquisador é o primeiro brasileiro a vencer o Special Book Award pelo livro 'China: o socialismo do século XXI', escrito em parceria com o italiano Alberto Gabriele pela editora Boitempo

Créditos: Reprodução Twitter - Elias Jabbour é o primeiro brasileiro a vencer o principal prêmio literário para estrangeiros da China
Escrito en GLOBAL el

O professor Elias Jabbour recebeu nesta quarta-feira (14), em cerimônia realizada em Pequim, capital da China, o prêmio 'Special Book Award 2022'. Ele foi laureado pelo melhor livro estrangeiro publicado no ano passado, “China: O socialismo do século XXI”, escrito em parceria com o economista italiano Alberto Gabriele pela editora Boitempo.

O geógrafo e professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e atualmente assessor da presidenta Dilma Rousseff no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, da sigla em inglês), o 'banco dos Brics', Elias Jabbour foi anunciado como vencedor do prêmio em outubro de 2022.

Pelas redes sociais, ele celebrou a premiação.

"Um dos dias mais importantes da minha vida. Recebi a mais importante prêmio literário chinês para estrangeiros", escreveu.

Elias Jabbour

Elias Jabbour é professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE) e em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Com cerca de 25 anos de dedicação intelectual às temáticas do socialismo e da experiência chinesa, além da obra premiada, é autor dos livros China: socialismo e desenvolvimento – sete décadas depois (Anita Garibaldi, 2019); China hoje: projeto nacional, desenvolvimento e socialismo de mercado (Anita Garibaldi/EDUEPB, 2012); China: infra-estruturas e crescimento econômico (Anita Garibaldi, 2006) e China: desenvolvimento e socialismo de mercado (Departamento de Geociências, CFH-UFSC, 2006).

China: O socialismo do século XXI

Reprodução

O site da Boitempo, editora que publicou 'China: o socialismo do século XXI', o mais recente livro de Jabbour, descreve que a obra premiada foi escrita para o para o público geral e é é um meticuloso trabalho teórico e estatístico.

"A obra analisa a República Popular da China, gigante que se tornou, nas últimas duas décadas, a locomotiva do sistema econômico mundial. Afinal, o que é o socialismo chinês? É possível afirmar que difere do capitalismo tal qual o conhecemos até aqui, embora ainda seja prematuro defini-lo como alternativa consolidada", descreve.

Com uma postura crítica, os autores não desconsideram a complexidade da China e fogem de preconceitos ideológicos como enquadrar o país como mais um fracasso socialista ou, na via oposta, como um paraíso do comunismo realizado. Oferecem ao leitor uma abordagem materialista, que analisa a peculiaridade das relações de propriedade e das ferramentas de planejamento / projetamento vigentes no país. Tudo isso para apontar seu papel crucial como alternativa realista à anarquia do capital.
 
A obra apresenta um país que conseguiu, durante décadas, alcançar uma das taxas de crescimentos mais estáveis da história, passando de um dos mais pobres do mundo a segunda economia do planeta e que possui vasta base industrial e científica, sem ignorar que o sistema socioeconômico chinês também carrega contradições sérias que precisam ser analisadas e criticadas. 

Special Book Award

Reprodução

O Special Book Award of China é um prêmio anual estabelecido pela Administração Estatal de Imprensa e Publicação da República Popular da China para reconhecer tradutores, escritores e editores estrangeiros que fizeram contribuições significativas para introduzir a China, traduzindo e publicação de livros chineses e promoção de intercâmbios culturais entre a China e países estrangeiros. Os prêmios são concedidos anualmente desde 2005 e são anunciados na época da Feira Internacional do Livro de Pequim.