CHINA EM FOCO

Emmanuel Macron desembarca em Pequim para visita de Estado

Presidente francês chegou nesta quarta-feira (5) à capital nacional da China; ele vai se reunir com Xi Jinping e outras lideranças da potência asiática

Créditos: Xinhua - Emmanuel Macron chega à China para visita de Estado até sexta-feira (7).
Escrito en GLOBAL el

O presidente francês, Emmanuel Macron, chegou nesta quarta-feira (5) a Pequim para iniciar uma visita de Estado à China até a próxima sexta-feira (7). A viagem é atende a convite do presidente chinês, Xi Jinping.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da China, Macron vai se encontrar com Xi Jinping, o primeiro-ministro Li Qiang e o principal legislador do país, Zhao Leji. Na pauta, mapear o futuro desenvolvimento das relações bilaterais, aprofundar a cooperação China, França e União Europeia em vários campos e a troca de pontos de vista sobre as principais questões internacionais e regionais.

O lado chinês informou que está pronto para trabalhar com a França para aproveitar esta visita como uma oportunidade para produzir novos resultados na parceria estratégica abrangente e duradoura entre os dois países, promover o desenvolvimento sólido das relações China-UE e contribuir para a paz mundial , estabilidade e desenvolvimento.

Nos últimos anos, as trocas econômicas e comerciais sino-francesas mantiveram um bom ritmo de crescimento. As últimas estatísticas da França mostraram que o comércio bilateral de mercadorias ultrapassou a marca de 100 bilhões de euros (US$ 109,5 bilhões) pela primeira vez em 2022, atingindo 101,8 bilhões de euros, um aumento de 14,6% em relação ao ano anterior.

O presidente francês também visitará Guangzhou, capital da província de Guangdong. Integram a comitiva o ex-primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin; o presidente do Conselho Constitucional francês, Laurent Fabius, vários ministros e membros do parlamento francês, além de mais de 60 líderes de grandes empresas e mais de 20 representantes culturais.

Partido Comunista da China lança campanha educacional

Getty Images - PCCh inicia campanha educacional para mais de 96 milhões de membros

O Partido Comunista da China (PCCh) lançou neste mês de abril uma campanha educacional para capacitar seus mais de 96 milhões de integrantes para o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era.

Iniciar uma campanha centrada nas novas teorias partidárias é considerado de suma importância e urgência para o PCCh. Como partido governante de longo prazo de um país com mais de 1,4 bilhão de pessoas, deve alcançar a unidade de pensamento, vontade e ação com as novas teorias para fortalecer sua solidariedade e liderar melhor o povo chinês em seguir em frente na nova jornada.

Durante o programa de estudos, os membros do partido vão se concentrar em como implementar as novas teorias do marxismo chinês a partir de orientação teórica e política para realizar a tarefa de conduzir a China para uma nova era.

O grupo diretor do Comitê Central do PCCh para a campanha realizou uma sessão de treinamento nesta terça-feira (4). Li Ganjie, vice-chefe executivo do grupo, comentou que os esforços devem se concentrar em produzir resultados reais. Ele também instou que seja adotada uma abordagem orientada para o problema.

Durante o encontro foram estudados os princípios orientadores do discurso feito por Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCCh, em recente reunião sobre a campanha educativa, e discutidos e organizados os trabalhos de supervisão e orientação da campanha.

Na última segunda-feira (3), o presidente chinês e secretário-geral do PCCh, Xi Jinping, explicou por que e como realizar a campanha em discurso proferido em uma reunião de trabalho. Ele pediu esforços para transformar o partido em "um pedaço de ferro adamantino" que seja invencível.

Xi pediu a todos os membros do Partido que se concentrem na busca do desenvolvimento de alta qualidade, que é a principal tarefa de construir um país socialista moderno em todos os aspectos, melhorar seus desempenhos na prática com maior atenção teórica e resolver problemas de desenvolvimento por meio de pesquisa aprofundada.

Na reunião, Xi também pediu a todos os membros do PCCh que se dirijam ao nível comunitário e apliquem as novas teorias do Partido na análise de novas situações e na resolução de novos problemas.

Desde o 18º Congresso Nacional do PCCh, em 2012, Xi tem enfatizado a necessidade de melhorar a educação política e armar os filiados com as novas teorias. Portanto, prioridade máxima foi dada ao estudo teórico ao longo das cinco campanhas educativas temáticas anteriores, que estabeleceram uma base intelectual sólida para evocar um sentimento de solidariedade e unidade para o partido.

O Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era abrange vários domínios e aspectos, incluindo reforma, desenvolvimento, estabilidade social, assuntos internos, relações exteriores, defesa nacional e governança do Partido, do Estado e dos militares, que constituem um sistema científico abrangente.

Xi planta árvores em Pequim e pede mais esforços de reflorestamento para o desenvolvimento verde

Xinhua - Xi Jinping planta árvores em Pequim.

O presidente chinês, Xi Jinping, participou nesta terça-feira (4) de uma atividade voluntária de plantio de árvores em Pequim e pediu mais esforços no reflorestamento para escrever um novo capítulo na construção de uma bela China.

É o 11º ano que Xi participa da atividade anual de plantio de árvores como secretário-geral. Esse tipo de ação que envolve as lideranças do país serve para mobilizar a população para trabalhar por uma bela China, explicou Xi.

"Hoje, estamos plantando árvores para convocar mais pessoas a fazerem o mesmo. Não é apenas mais esforços para tornar as vastas terras da China mais verdes, mas também ajudar a desenvolver a consciência do reflorestamento entre o público em geral", afirmou.

A China lidera o mundo na escala de florestamento artificial, e a área de plantio ainda está se expandindo, pontuou Xi. Ele acrescentou que o país e o povo fizeram contribuições notáveis ??para tornar a Terra mais verde e lidar com a mudança climática global.

Xi destacou o desenvolvimento verde como a principal estratégia de desenvolvimento do país agora e no futuro previsível e chamou as campanhas nacionais de plantio de árvores de uma prática ativa para promover o reflorestamento e construir uma bela China.

Especialistas chineses sugerem relaxar exigência de uso de máscaras

IC- Moradores de Pequim usando máscaras

Especialistas em saúde chineses sugerem relaxar o uso obrigatório de máscaras em público, exceto em centros de atendimento a idosos e outras instalações de alto risco, já que a pandemia global de Covid-19 está chegando ao fim e as infecções domésticas por gripe estão diminuindo.

Após três anos lutando contra o novo coronavírus, colocar máscaras antes de sair tornou-se automático para muitas pessoas. Mas a epidemia em declínio nos últimos meses deu origem a discussões sobre o descarte de coberturas faciais em um passo para restaurar totalmente a vida normal.

Como ainda não foi alcançado um consenso sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, o epidemiologista-chefe do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, da sigla em inglês), Wu Zunyou, sugere que os indivíduos carreguem máscaras com eles caso precisem colocá-las.

O chefe do departamento de doenças infecciosas do Hospital Huashan da Universidade Fudan, em Xangai, Zhang Wenhong, afirma que "o uso de máscaras não pode mais ser uma medida obrigatória".

O especialista em doenças respiratórias Zhong Nanshan afirmou que o uso de máscara é uma ferramenta significativa na prevenção da propagação do vírus, mas pode ser opcional no momento.

Com informações da Xinhua, China Daily e CGTN