CHINA EM FOCO

Israel x Palestina: China defende cessar-fogo imediato proposto por resolução da ONU

Diplomacia chinesa espera que proposta aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas que pede uma solução humanitária para conflito em Gaza seja totalmente implementada, e que a paz e a estabilidade regional sejam restauradas

Créditos: CFP - A Assembleia Geral das Nações Unidas vota uma resolução sobre o conflito entre Israel e Palestina na sede da ONU em Nova York, EUA (27/10/2023)
Escrito en GLOBAL el

O Ministério das Relações Exteriores da China emitiu uma declaração nesta segunda-feira (30) que a potência asiática espera que a resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) que pede um cessar-fogo humanitário em Gaza seja totalmente implementada, e que a paz e a estabilidade regional sejam restauradas o mais rápido possível.

A AGNU adotou uma resolução que pede "um imediato, duradouro e sustentado cessar-fogo humanitário, levando a uma cessação das hostilidades" em Gaza. A China votou a favor da resolução.

Em resposta a uma coletiva de imprensa diária, Wang Wenbin, porta-voz do ministério, afirmou que a resolução reafirma que uma solução justa e duradoura para o conflito entre Israel e Palestina só pode ser alcançada por meios pacíficos, com base nas relevantes resoluções da ONU, de acordo com o direito internacional e com base na "solução de dois estados".

Desde o aumento do conflito, a China tem instado a um cessar-fogo, à proteção de civis e à abertura de corredores de ajuda humanitária para evitar maiores desastres humanitários, desempenhando um papel construtivo na promoção de uma solução justa e duradoura para o conflito.

A AGNU aprovou a resolução com uma esmagadora maioria de votos, o que reflete o forte apelo da comunidade internacional por um cessar-fogo, acrescentou ele, expressando a esperança de que a situação humanitária seja aliviada o mais rápido possível e a segurança dos civis seja efetivamente garantida.

Quando questionado se Zhai Jun, enviado especial do governo chinês para questões do Oriente Médio, realizará reuniões esta semana relacionadas ao problema regional, Wang afirmou que a China realizou intensa comunicação com as partes relevantes e participou das consultas do Conselho de Segurança da ONU para promover negociações de paz visando ao fim das hostilidades.

A comunidade internacional, especialmente os países árabes, elogia a posição justa da China e seu papel importante na promoção da solução política do conflito, bem como na manutenção da paz e estabilidade no Oriente Médio, acrescentou Wang.

A China apoiará firmemente todas as ações que contribuam para promover o diálogo, alcançar um cessar-fogo e restaurar a paz, afirmou Wang, instando a ações que ajudem a implementar a "solução de dois estados" e promover uma solução justa e duradoura para o conflito entre Palestina e Israel.

Com informações da CGTN