Uma das mais persistentes e amplas mentiras sobre a China está relacionada ao tratamento da minoria muçulmana de uigures da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste do país. O governo chinês tem feito esforços para desfazer essa fake news recorrente na imprensa hegemônica ocidental.
No último domingo (8), a convite do governo local, mais de 30 especialistas e estudiosos do Islã de renome mundial de 14 países visitaram Urumqi, capital de Xinjiang.
Te podría interesar
A equipe visitante, composta por integrantes dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Egito, Síria, Bahrein, Bósnia e Herzegovina, Tunísia, Sérvia, Sudão do Sul, Mauritânia, Indonésia, Kuwait, Jordânia e Omã, foi comandada por Ali Rashid Al Nuaimi, presidente do Conselho Mundial das Comunidades Muçulmanas.
Eles visitaram vários locais para conhecer o trabalho histórico, cultural e religioso da região. Na ocasião, eles elogiaram os esforços antiterroristas da China, a preservação do patrimônio cultural imaterial Doze Muqam - melodia usada na música dos uigures e um conjunto de fórmulas melódicas usadas para guiar a improvisação e a composição - e os resultados sólidos da Nova Rota da Seda, a Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI, da sigla em inglês).
No Centro Internacional de Convenções e Exposições de Xinjiang, o grupo assistiu a uma exposição sobre contraterrorismo e desradicalização e aprenderam sobre a situação atual na região. Muitos expressaram apoio aos esforços e conquistas do governo local na luta contra o terrorismo.
Depois de ver todos os grupos étnicos viverem em paz, o Conselheiro Presidencial Egípcio para Assuntos Religiosos, Osama Sayyid Al-Azhari, reconheceu que a política antiterrorista da China é muito bem-sucedida e a experiência em Xinjiang é de grande importância para todos os países lutarem efetivamente contra o terrorismo.
Mustafa Ceric, ex-Grande Mufti da Bósnia e Herzegovina, também elogiou as políticas antiterroristas e de desradicalização da China por trazer paz e harmonia à região.
Enquanto assistiam à apresentação dos Doze Muqam e ao antigo painel de exibição da Rota da Seda em um museu local, os delegados ficaram impressionados com a cultura étnica única de Xinjiang.
Ceric, em frente ao painel com a antiga Rota da Seda, disse que a China é um grande país com influência global e tem contribuído para a recuperação econômica mundial nos últimos anos. Ele espera que a China continue a espalhar dividendos de desenvolvimento para o mundo no futuro.
Impressionado com a apresentação dos Doze Muqam, um escritor e estudioso da Mauritânia disse que todos os grupos étnicos em Xinjiang criaram uma cultura esplêndida juntos e viram como a China está comprometida em proteger e promover a cultura multiétnica em Xinjiang, que está totalmente alinhada com o propósito da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de proteger e promover a diversificação das civilizações.
Al Nuaimi enfatizou que o governo chinês financiou o Xinjiang Muqam Art Troupe, que é a resposta mais potente à acusação ocidental de que a China está exterminando a cultura uigur.
O Xinjiang Uygur Muqam inclui canções, danças, música folclórica e clássica e caracteriza-se pela diversidade de conteúdos, coreografias, estilos musicais e instrumentos utilizados. O Doze Muqam é um dos principais estilos regionais. Xinjiang Uygur Muqam foi inscrito em 2008 na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
A equipe de especialistas e estudiosos do Islã também orou junto com os muçulmanos locais no Instituto Islâmico de Xinjiang, onde os especialistas e estudiosos elogiaram os esforços do governo local para garantir a liberdade de religião e crença das pessoas.
O mufti sérvio Mevlud Dudic disse que costuma conhecer a China pela TV e jornais, mas acredita no ditado do profeta Muhammad: "Devemos buscar conhecimento, mesmo que seja longe na China", acrescentando que, nesta visita, ficou feliz em ver que os muçulmanos em Xinjiang estão vivendo em paz e felicidade.
Eles também inspecionaram as operações de campo do trem de carga China-Europa em Alataw Pass e Khorgos gateway, ambos os principais portos ferroviários em Xinjiang, por meio de imagens em tempo real. Eles aplaudiram as conquistas econômicas de Xinjiang por meio do Opening-Up e do BRI.
Um membro do Conselho Nacional Federal dos Emirados Árabes Unidos disse que Xinjiang tem boa infraestrutura, recursos humanos abundantes e outras condições econômicas favoráveis, que podem ajudar os países ao lado do Cinturão e Rota a negociar com a China de maneira mais suave, conveniente e rápida.
Mídia chinesa acompanha o desenrolar do ataque terrorista a Brasília
A imprensa da China tem acompanhado o desenrolar dos fatos que tiveram início com os ataques terroristas perpetrados contra os três poderes da República Federativa do Brasil no último domingo (8) com a vandalização de prédios públicos na capital nacional brasileira, Brasília.
A principal agência de notícias chinesa, a Xinhua, noticiou que os três poderes do governo brasileiro emitiram uma declaração conjunta nesta segunda-feira (9) na qual expressaram unidade e conclamam a sociedade a "manter a calma em defesa da paz e da democracia".
A declaração ocorreu após apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro atacarem e vandalizarem o Palácio do Planalto, a sede presidencial, além das sedes do Congresso e do Supremo Tribunal Federal.
A informação foi divulgada após reunião na capital Brasília entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o presidente interino do Senado, Veneziano Vital do Rêgo, e a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber.
"Os poderes da república, defensores da democracia e da Carta Constitucional de 1988, rechaçam os atos de terrorismo, vandalismo, crime e golpe ocorridos na tarde de ontem (domingo) em Brasília", diz o comunicado.
“Estamos unidos para que medidas institucionais sejam tomadas em consonância com a legislação brasileira. Conclamamos a sociedade à calma em defesa da paz e da democracia em nossa pátria.
"O país precisa de normalidade, respeito e trabalho para o progresso da nação e justiça social."
Até segunda-feira, mais de mil prisões foram feitas em conexão com a violência, de acordo com uma atualização do ministro da Justiça brasileiro, Flavio Dino.
Os apoiadores de Bolsonaro protestavam contra a derrota do ex-presidente para Lula da Silva nas eleições presidenciais de outubro.
Bolsonaro não compareceu à posse de seu sucessor em 1º de janeiro e agora está no estado norte-americano da Flórida. Ele teria sido hospitalizado devido a "desconforto".
Frente única pelo rejuvenescimento nacional chinês
Um melhor desempenho do papel da frente única em reunir o apoio do povo chinês e suas forças enquanto o país avança no rejuvenescimento da nação em todas as frentes. Esse foi o pedido do membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Wang Huning.
Ele fez as declarações durante uma conferência para chefes de departamentos de trabalho da frente unida em toda a China, realizada nesta terça-feira (10) em Pequim, capital nacional da China.
"É imperativo implementar plena e fielmente o importante pensamento do secretário-geral Xi Jinping sobre a melhoria do trabalho de frente única do Partido na nova era", afirmou Wang. Ele observou ainda que uma correta orientação política deve ser mantida no trabalho da frente única, observou.
Wang enfatizou a importância de consolidar e desenvolver a mais ampla frente patriótica unida possível na nova era para lutar pela unidade na realização dos objetivos e tarefas definidas no 20º Congresso Nacional do PCCh, principal evento político da China realizado em outubro de 2022.
Ele também pediu esforços para fortalecer a liderança geral do Partido sobre o trabalho da frente única.
A conferência foi presidida pelo membro do Birô Político do Comitê Central do PCCh e chefe do Departamento de Trabalho da Frente Unida do Comitê Central do PCCh, Shi Taifeng.
Centro nacional de inspeção de energia de hidrogênio da China entra em uso
O primeiro centro nacional de supervisão e inspeção de qualidade de energia de hidrogênio da China foi colocado em uso no município de Chongqing, no sudoeste da China, na segunda-feira (9).
O centro recém-construído testará as células de combustível de veículos, a qualidade do hidrogênio e as baterias de motores, abrangendo toda a cadeia industrial da energia do hidrogênio.
O centro preenche a lacuna no campo de testes de energia de hidrogênio na China.
O diretor da China Automotive Engineering Research Institute, Chao Peipei,, disse que existem mais de 200 projetos de teste em andamento.
Uma plataforma de big data de produção, armazenamento, transporte, processamento e programação de veículos de energia de hidrogênio foi desenvolvida, informou Chao. Ele acrescentou que ajudará a apoiar o desenvolvimento da indústria de energia de hidrogênio.
China emite alerta azul para onda de frio
A autoridade meteorológica da China emitiu nesta terça-feira (10) alerta azul para uma onda de frio e prevê grandes quedas de temperatura e vendavais em grandes áreas do país.
De quarta a domingo, as temperaturas devem cair de 8 a 12 graus Celsius em grandes partes da China, de acordo com o Centro Meteorológico Nacional.
Algumas partes de Xinjiang, Gansu, Guizhou, regiões ao sul do rio Yangtze e a parte sul da China podem ver as temperaturas caírem de 14 a 18 graus Celsius. Algumas regiões de Jilin e Heilongjiang podem ver as temperaturas caírem mais de 20 graus Celsius.
Espera-se que os vendavais atinjam algumas partes de Xinjiang e Gansu, disse o centro.
O centro alertou para o impacto da vaga de frio na agricultura e aconselhou a população a tomar precauções contra a mudança de temperatura e os ventos.
A China tem um sistema de alerta meteorológico com código de cores de quatro níveis, com o vermelho representando o clima mais severo, seguido de laranja, amarelo e azul.
Com informações da Xinhua e CGTN