CHINA EM FOCO

'Não sejam encrenqueiros para a paz e a estabilidade do Estreito de Taiwan', pede Pequim a Washington

China reagem um dia após dois navios de guerra da marinha dos EUA navegarem na região do território insular chinês

Créditos: Ministério das Relações Exteriores da China - Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian.
Escrito en GLOBAL el

A China pediu que os Estados Unidos "não sejam os encrenqueiros para a paz e a estabilidade do Estreito de Taiwan". A declaração foi feita pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, nesta segunda-feira (29).

Neste domingo (28), os cruzadores da marinha estadunidense Chancellorsville e Antietam navegaram pelo Estreito de Taiwan. Foi o primeiro trânsito desse tipo divulgado desde que a presidenta da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, fez uma visita provocativa ao território insular chinês no dia 2 de agosto.

De acordo com a Reuters, a Marinha dos EUA confirmou que os dois navios transitaram por um corredor no Estreito e que a operação demonstra o compromisso dos Estados Unidos com um Indo-Pacífico livre e aberto, e os militares dos EUA voam, navegam e operam em qualquer lugar que a lei internacional permita.

A declaração da Marinha dos EUA foi ecoada pelo porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby. Ele afirmou que a passagem dos navios era "muito consistente" com a política de "uma só China" dos EUA e de buscar "um Indo-Pacífico livre e aberto".

Zhao rebateu as declarações do governo e da Marinha dos EUA durante uma coletiva de imprensa nesta segunda. Ele comentou com jornalistas que os navios de guerra estadunidenses frequentemente flexionam seus músculos sob o pretexto de “liberdade de navegação”, que não é um compromisso com a liberdade e a abertura, mas uma provocação para buscar “liberdade de invasão intencional”.

"A China instou o lado dos EUA a parar de esvaziar e respeitar o princípio de Uma só China e as disposições dos três comunicados conjuntos China-EUA honestamente, e não ser o causador de problemas para a paz e a estabilidade do Estreito de Taiwan," ressaltou o porta-voz. 

No domingo, o Comando Oriental do Exército de Libertação do Popular, as forças armadas da China, informou que seguiu e monitorou de perto os navios de guerra dos EUA e permaneceu em alerta máximo e pronto para frustrar quaisquer provocações.

Enviados de Genebra de países em desenvolvimento asiáticos e africanos visitam Xinjiang

A convite do Ministério das Relações Exteriores da China, uma delegação de enviados diplomáticos de países em desenvolvimento da Ásia e da África ao escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra (Suíça) visitou a Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China, entre os dias 24 e 27 de agosto.

Depois de falarem pessoalmente com graduados de centros de educação e formação profissional, clérigos islâmicos e pessoas de todas as etnias, os enviados reconheceram os esforços do governo chinês e também as suas conquistas no combate e prevenção do terrorismo, proteção à liberdade dos cidadãos da crença religiosa e preservação da cultura tradicional das minorias étnicas.

Os visitantes disseram que apoiarão firmemente a posição legítima da China em relação a Xinjiang e refutarão todas as acusações que difamam a região. Afirmaram ainda que testemunharam uma sociedade diversificada, moderna e inclusiva durante a viagem, o que contrasta fortemente com o que os rumores de "trabalho forçado" e "genocídio étnico"..

Os enviados acrescentaram que compartilharão a experiência em Xinjiang com outras pessoas depois de retornarem a Genebra, refutarão rumores e mentiras sobre a região e apoiarão firmemente a soberania e a integridade territorial da China, bem como sua posição legítima.

Suspeitos de fraude no banco Henan são detidos

Um grande número de suspeitos envolvidos no escândalo financeiro em torno de vários bancos rurais na província de Henan foram detidos. Ao todo 234 pessoas foram presos e houve progressos significativos na recuperação de capital e das perdas. O anúncio foi feito pela polícia da cidade de Xuchang nesta segunda-feira (29).

Após uma investigação mais aprofundada pelo departamento de segurança pública de Xuchang, descobriu-se que a organização criminosa liderada pelo suspeito Lyu Yi controlava ilegalmente quatro bancos rurais, incluindo o Yuzhou Xinminsheng Village Bank, e é suspeita de realizar uma série de crimes graves.

A polícia informou que , além dos juros normais de depósito, a quadrilha usou parte dos fundos obtidos ilegalmente para atrair mais fundos com uma taxa de retorno anual de 13% a 18% como isca para um padrão de "bonificação de juros". O "subsídio de juros" foi explorado pelos corretores de dinheiro camada por camada, e foi obtido por alguns grandes clientes de fundos. A investigação ainda está em curso. 

No dia 18 de abril, quatro bancos rurais em Henan suspenderam os serviços online, deixando os clientes incapazes de acessar fundos, o que rapidamente despertou indignação.

O escândalo financeiro provocou mais protestos públicos nos últimos meses, depois que alguns clientes reclamaram que seus códigos de saúde ficaram vermelhos por supostas razões não relacionadas à pandemia da Covid-19. No final de junho, cinco pessoas, incluindo quatro funcionários em Henan, foram punidas por abuso de poder para mudar a cor dos códigos.

Investigações anteriores divulgadas pela polícia em Xuchang mostraram que o grupo liderado por Lyu supostamente estava usando vários bancos rurais para se envolver em atividades ilegais e vários crimes desde 2011.

China realiza conferência sobre civilização da internet

Xinhua - Visitante experimenta equipamentos de realidade virtual na Conferência de Civilização da Internet da China de 2022 em Tianjin, norte da China (28/8/22)

Uma conferência sobre a promoção de uma civilização da internet foi aberta na tarde de domingo (28) no município de Tianjin, no norte da China.

A Conferência da Civilização da Internet da China prossegue até esta segunda-feira (29) e promove um fórum principal, um fórum sobre o desenvolvimento da integridade no ciberespaço, 10 sub-fóruns, uma exposição e eventos temáticos.

Durante o evento foi divulgada uma declaração sobre a promoção conjunta de uma civilização da internet que contempla um consenso sobre o fortalecimento da construção de uma civilização da internet para a nova era em áreas como ecologia, cultura e segurança da internet.

A exposição da conferência, realizada online e offline, foi aberta para destacar o progresso que a China fez na promoção de uma civilização da internet desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, realizado em 2012.

Os sub-fóruns cobrem tópicos que vão desde o desenvolvimento de conteúdo, ecologia e governança baseada em leis no ciberespaço até o gerenciamento de algoritmos, intercâmbios internacionais e proteção da privacidade no ciberespaço.

Preparativos para a maior feira de serviços da China estão a todo vapor

A Feira Internacional de Comércio de Serviços da China de 2022 (CIFTIS, da sigla em inglês) será realizada no Centro Nacional de Convenções da China e no Parque Shougang, em Pequim, de 31 de agosto a 5 de setembro.

Este ano o evento terá uma área total de exposição de 152 mil metros quadrados, um aumento de 26 mil metros quadrados.

A feira de serviços deste ano apresentará maior internacionalização com cerca de 400 empresas da Global Fortune 500 e empresas líderes do setor confirmando que participarão da exposição offline.

Gatos se tornam os principais animais de estimação nas cidades chinesas

China Daily - Cão e gato lado a lado para celebrar aniversário de pet. 

Desde 2021 os gatos passaram a ser os animais de estimação mais populares nas cidades chinesas e superaram os cães. Pouco menos de 60% dos donos de pets urbanos criam felinos domésticos, ante os 46% registrados em 2020. Entre as razões para o boom felino estão as regras mais rígidas de propriedade canina urbana.

Gato ou cachorro, hóspedes não-humanos nas casas chinesas são um grande negócio. A receita no setor de pets atingiu quase US$ 50 bilhões em 2020 e apresentou uma taxa de crescimento de quase um terço entre 2015 e 2020. A pandemia impulsionou esse crescimento, quando as pessoas em quarentena procuravam amigos peludos em busca de consolo e companheirismo.

Em razão do crescimento da renda da população urbana e à popularidade em alta dos bichinhos de estimação, a iResearch espera que o mercado na China valha cerca de US$ 68,8 bilhões até o final de 2023 próximo ano.

O perfil dos donos de pet chineses tendem a ser mais abastados do que a média, mais jovens, instruídos, na maioria das vezes do sexo feminino e geralmente casados. Um terço nasceu depois de 1990 e sete em cada 10 têm pelo menos um diploma de bacharel.

Com informações da Xinhua, CGTN e China Daily.