CHINA EM FOCO

China rebate tentativa de interferência dos EUA na política russa e pede diálogo na Ucrânia

Em resposta a comentário do presidente estadunidense Joe Biden de que Vladimir Putin "não pode permanecer no poder", Ministério das Relações Exteriores da China pede promoção do diálogo

Créditos: Xinhua
Escrito en GLOBAL el

O Ministério das Relações Exteriores da China reiterou a necessidade de promover o diálogo para achar uma saída para o conflito entre Rússia e Ucrânia ao invés de intensificar o conflito. O recado foi dirigido ao presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, que durante discurso na Polônia atacou a soberania do povo russo.

A declaração do porta-voz Wang Wenbin foi feita nesta segunda-feira (28) em resposta à fala de Biden, que afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, "não pode permanecer no poder" durante discurso no sábado (26) no palácio real, em Varsóvia, na Polônia. 

No discurso, Biden fez vários outros ataques ao russo: "Putin é um cínico, e ele sabe disso. E é obsceno também. O presidente [Volodymyr] Zelensky foi democraticamente eleito [na Ucrânia]. E Putin tem a audácia por trás de autocratas ao dizer que faz o certo".

Huawei relata aumento de lucro em 2021 apesar das sanções dos EUA

A gigante chinesa de telecomunicações Huawei divulgou na segunda-feira (28) um crescimento recorde de lucro ano a ano de cerca de 76% em 2021. O resultado positivo ocorre em meio às várias rodadas de sanções impostas pelos EUA, apesar do primeiro declínio de receita desde 2009, quando a empresa não listada começou a divulgar os resultados.

A companhia enfrentou desafios na cadeia de suprimentos, pressionando significativamente os negócios de smartphones e PCs, resultando em quedas de receita. Enquanto isso, não há muitas demandas desde que a China concluiu a infraestrutura 5G em 2020. Há ainda as pressões da pandemia da Covid-19.

A empresa registrou um lucro líquido de 113,7 bilhões de yuans (US$ 17,85 bilhões) no ano passado, enquanto sua receita total caiu 28,5% ano a ano para 636,8 bilhões de yuans.

Na avaliação da CFO da Huawei, Meng Wanzhou, apesar do declínio na receita, a empresa tem forte capacidade de obter lucros, gerar fluxos de caixa e lidar com incertezas. Foi a primeira aparição dela durante conferência de imprensa para apresentar o relatório anual da companhia nos últimos quatro anos.

Investimento contínuo em P&D - O presidente rotativo da Huawei, Guo Ping, comentou por meio de comunicado à impresna que a operação da empresa está de acordo com as expectativas. Ele também observou que a companhia aumentará continuamente o investimento para reformular paradigmas para teorias fundamentais, arquitetura e software e construir competitividade de longo prazo.

A Huawei investiu 142,7 bilhões de yuans em pesquisa e desenvolvimento em 2021, representando 22,4% da receita total obtida no ano passado.

132 vítimas do acidente MU5735 identificadas por meio de testes de DNA

Todas as 132 vítimas do acidente do voo MU5735 da China Eastern Airlines foram identificadas por meio de testes de DNA. A equipe de busca agora se concentra inteiramente na identificação dos pertences das vítimas e na recuperação dos destroços do avião.

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (28), o chefe do escritório de segurança da aviação da Administração de Aviação Civil da China, Zhu Tao, informou que a análise de decodificação das duas caixas pretas recuperadas está em andamento

Equipes de resgate encontraram 36.001 pedaços de destroços de avião em uma área de busca de 370.000 metros quadrados, disse Zhu.

Mais de 1.100 conselheiros e profissionais médicos entraram em contato com os familiares das vítimas.

Xi Jinping e outros líderes chineses lamentam vidas perdidas no acidente MU5735

O presidente chinês Xi Jinping e outros líderes chineses prestaram nesta segunda-feira (28) uma homenagem silenciosa para lamentar as mortes das 132 vítimas do acidente aéreo da China Eastern Airlines em 21 de março.

O momento de silêncio, proposto por Xi, foi observado no início de uma reunião do Birô Político do Comitê Central do PCCh.

A aeronave Boeing 737 (voo MU5735) caiu em uma área montanhosa no condado de Tengxian, região autônoma de Guangxi Zhuang, no sul da China. O avião, que partiu de Kunming, capital da província de Yunnan, no sudoeste da China, tinha como destino Guangzhou, capital da província de Guangdong, no sul da China.

Todas as 132 pessoas a bordo morreram, de acordo com a sede nacional de resposta a emergências para o acidente. Uma investigação para descobrir a causa do acidente está em andamento.

Xangai impõe bloqueios em duas fases para testes em massa

As autoridades de Xangai estão aumentando os testes Covid-19 mais uma vez, enquanto tentam controlar um aumento significativo nos casos. Um grande plano foi anunciado na noite deste domingo (27) para bloquear metade da cidade esta semana para testes em massa. A outra metade da cidade será colocada sob bloqueio na próxima semana. Os distritos a leste do principal rio da cidade, o Huangpu, estarão fechados esta semana.

Produção do primeiro projeto eólico em escala de gigawatts da China chega a 1 bilhão de kWh

A produção total do primeiro parque eólico offshore de escala de gigawatts da China ultrapassou 1 bilhão de quilowatts-hora, o que pode substituir cerca de 307.600 toneladas de carvão padrão, equivalente ao consumo normal de eletricidade de 500.000 famílias de três pessoas por um ano.

Localizado no mar da cidade de Yangjiang, na província de Guangdong, no sul da China, o projeto Shapa foi conectado à rede em plena capacidade em 25 de dezembro de 2021.

Com uma capacidade total instalada de 2 gigawatts, o projeto pode fornecer anualmente 5,6 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade limpa para a Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau.