FARPAS

Rússia se oferece para mediar Oriente Médio e Trump responde com deboche

Enquanto Rússia prega solução política e diplomática para o Oriente Médio, cujo conflito entre Israel e Irã se insentificou, o presidente dos EUA "alfineta" o Kremlin

Trump e Putin.Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en GLOBAL el

Rússia e Estados Unidos voltam a se estranhar no que diz respeito ao que deve ser feito, quem deve intervir e a forma de resolução do conflito no Oriente Médio, entre Israel e Irã, que se estende desde a madrugada do dia 13 de junho. De um lado, autoridades russas se oferecem para mediar a situação através da diplomacia, do outro, os EUA reforçam sua imprevisibilidade de ações e "alfinetam" os russos.

O presidente Vladimir Putin ofertou a mediação da Rússia no conflito entre Israel e Irã, e o vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, alertou os Estados Unidos contra o auxílio militar direto a Israel.

“A Rússia continua pronta para fazer tudo o que for necessário para eliminar as causas profundas desta crise", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. "Mas a situação está se agravando mais do que seriamente e, claro, isso não está afetando a situação para melhor”, completou.

Além disso, Putin conversou com o presidente dos Emirados Árabes Unidos (UAE), Mohammed bin Zayed Al Nahyan, sobre a escalada no Oriente Médio, de acordo com informações do Kremlin, nesta quarta-feira (17). Eles expressaram “profunda preocupação” com a escalada, bem como enfatizaram a necessidade de cessar hostilidades e intensificar esforços políticos e diplomáticos na região.

Em contrapartida, o presidente dos EUA, Donald Trump, teria rejeitado as ofertas, afirmando que Putin deveria encerrar a guerra na Ucrânia primeiro – e até mesmo reforçou a imprevisibilidade sobre a possibilidade dos Estados Unidos entrarem ou não, diretamente, no conflito no Oriente Médio.

“Ele se ofereceu para mediar, eu disse ‘faça-me um favor, faça a sua própria mediação. Vamos mediar a Rússia primeiro, ok?. Eu disse ‘Vladimir, vamos mediar a Rússia primeiro, você pode se preocupar com isso depois”, teria dito Trump à imprensa na Casa Branca, nesta quarta-feira (18). “Talvez eu faça, talvez, não. Quer dizer, ninguém sabe o que vou fazer”, completou Trump, ao ser questionado sobre a entrada dos EUA no conflito.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar