MUNDO MULTIPOLAR

Lula na China: saiba o que o presidente conversou com jornalistas chineses

O presidente brasileiro viaja nos próximos dias para a China, depois de deixar a Rússia

O presidente Lula.Créditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en GLOBAL el

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja no próximo domingo (11) para a China, logo após deixar a Rússia. Em coletiva de imprensa com os jornalistas chineses, na segunda-feira (5), o presidente brasileiro destacou uma série de assuntos, o que inclui o BRICS e até mesmo suas próprias visões de mundo.

Lula vê o BRICS como um grande “sinal” dos intentos de cada país participante no que diz respeito à equidade e qualidade de vida: “O BRICS é importante para darmos um sinal para o planeta do que queremos. É preciso que sejam reeducados, para que cuidemos do que fazemos, respeitando que o mundo não é da China, Brasil, americanos… É de quase 9 bilhões de seres humanos que têm o direito de viver bem”, afirmou Lula a jornalistas.

Um mês após o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Lula ainda ressaltou a necessidade de um comércio mais justo entre nações, e deu um aceno à quebra da hegemonia política, enfatizando um mundo multipolar: “Queremos que o comércio seja justo, equilibrado, que todos possam comprar de forma equitativa, o comércio é uma rodovia de duas mãos, tem que ter um certo equilíbrio”, disse.

O presidente ainda completou reafirmando seu compromisso com o equilíbrio da sociedade, assim como entre países, e destacou as qualidades que sente que faltam ao mundo como um todo: “O mundo precisa de paz, paciência, investimento e desenvolvimento. Tudo isso para garantir ao povo viver em condições dignas. O Brasil sozinho pode muita coisa, mas junto com a China, Índia, África do Sul e outros países que compõem os BRICS é muito mais forte. A gente pode muito mais”, completou.

A agenda de Lula

Lula chega à China na próxima segunda-feira (12), e deve ficar até o dia seguinte. É esperado que ele participe do Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e, no dia seguinte, se encontre com o presidente chinês, Xi Jinping.

O mandatário brasileiro decola para a Rússia nesta terça-feira (6) e deve ficar até o sábado (10). Ele estará em território russo para participar do Dia da Vitória. O presidente chinês, Xi Jinping, também confirmou sua ida. Espera-se que Lula aborde o presidente russo, Vladimir Putin, acerca dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, a fim de retornar ao seu papel de mediador.

O que é o Dia da Vitória

O Dia da Vitória celebra a rendição da Alemanha nazista, ocorrida em 9 de maio de 1945. Em 2025, completam-se 80 anos deste momento histórico, e a Rússia prepara um grande desfile militar.

Putin chegou a dizer recentemente que o feriado é a data mais importante e popular da Rússia: “Parabéns pelo Dia da Vitória – nosso feriado sagrado mais importante, genuinamente popular!”, afirmou durante o desfile do ano passado, realizado na Praça Vermelha.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Carregar mais