A China fez um anúncio nesta quarta-feira (9) mostrando ao mundo que não se curvará de forma alguma aos ataques avassaladores no campo econômico realizados pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Após responder com 50% de tarifas e receber na sequência um total de 104% como retaliação da Casa Branca, Pequim informou que proibiu o comércio com 18 empresas e entidades norte-americanas. Neste rol, duas delas chamam a atenção em especial.
A Teledyne Brown Engineering e a Insitu, esta última uma subsidiária da Boeing, estão proibidas de comprar produtos da China de altíssima tecnologia que são utilizados na aviação militar dos EUA. Na prática, o governo chinês deixou claro que a poderosa indústria bélica estadunidense depende de muita coisa fabricada no gigante asiático e com tecnologias que só a China detém, pelo menos para produção imediata.
Te podría interesar
Para além disso, outras seis empresas dos EUA foram colocadas numa lista de “entidades não confiáveis”, ficando agora proibidas de manter negócios e realizar investimentos na China, o que afeta diretamente esses gigantes econômicos norte-americanos.