JAPÃO

Comunicado do governo japonês alerta para “chance de 80%” de megaterremoto

O Japão está situado na região do Anel de Fogo do Pacífico, uma das zonas mais sismicamente ativas do planeta, onde ocorrem cerca de 80% dos terremotos globais

Equipe de salvamento japonesa busca por sobreviventes de terremoto em Natori.Créditos: Iliya Pitalev via Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

O governo do Japão divulgou, na última segunda-feira (31), um comunicado oficial estimando os impactos econômicos e humanos de um possível megaterremoto cuja probabilidade de ocorrência nos próximos 30 anos é de 80%.

A ameaça já é discutida no país há pelo menos uma década, e teve sua última avaliação divulgada na semana passada.

Caso a fossa tectônica de Nankai — localizada no sul do Japão, onde a Placa Filipina está subduzindo a Placa Eurasiática — apresente atividade sísmica significativa, um terremoto de magnitude entre 8.0 e 9.0 na escala Richter pode atingir a região costeira de Tóquio, afetando mais de 1,23 milhão de pessoas e causando até 298 mil mortes, projeta o órgão climático do governo.

Além das perdas humanas, os danos econômicos podem chegar a US$ 1,8 trilhão.

O Japão está situado na região do Anel de Fogo do Pacífico, uma das zonas mais sismicamente ativas do planeta, onde ocorrem cerca de 80% dos terremotos globais, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (NOAA).

Essa região, marcada por intensas atividades tectônicas, também abriga mais de 70% dos vulcões ativos do mundo.

O último grande terremoto no Japão ocorreu em 2011, com magnitude 9.0, e deixou mais de 15 mil mortos. Os fortes tremores também provocaram o colapso de três reatores nucleares. Estima-se que eventos sísmicos de grande proporção ocorram no Anel de Fogo do Pacífico a cada 100 ou 150 anos.

Diante dessa vulnerabilidade, o governo japonês implementou, em 2017, um novo sistema de alerta sísmico, especialmente voltado para os riscos oferecidos pela zona de Nankai. Naquele mesmo ano, um terremoto de magnitude 7.1 atingiu o país, mas não causou grandes danos.

Em janeiro de 2025, um painel de especialistas japoneses confirmou a estimativa de 80% de probabilidade de que um megaterremoto atinja a costa do Japão nas próximas três décadas. Caso isso ocorra, o impacto pode se estender por 20 das 47 prefeituras do país, incluindo grandes metrópoles como Tóquio e Osaka. Medidas preventivas já estão sendo intensificadas por parte do governo japonês.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar