O ex-presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitri Medvedev, usou as redes sociais para apoiar a atitude do presidente dos EUA, Donald Trump, durante uma coletiva com o líder ucraniano Volodymyr Zelensky, que foi humilhado pelo atual ocupante da Casa Branca.
Por meio de suas redes, Medvedev classificou Zelensky como "porco insolente" e disse que ele finalmente recebeu o que merecia.
Te podría interesar
"O porco insolente finalmente recebeu um tapa de verdade no Salão Oval. E Donald Trump está certo: o regime de Kiev está 'jogando com a III Guerra Mundial'", escreveu o aliado de Putin.
Trump humilha Zelensky ao vivo e acordo entre os países não é assinado
Nesta sexta-feira (28), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi a Washington, nos EUA, para acertar os últimos detalhes do acordo de terras raras que seria selado entre os dois países.
Te podría interesar
Uma breve reunião televisionada aconteceria antes da assinatura do acordo, cujo valor estimado é de US$ 500 milhões. A conversa no Salão Oval teve como participantes o presidente dos EUA, Donald Trump, e o vice-presidente J.D. Vance.
E o que era para ser uma coletiva sobre a paz se transformou em uma discussão conflituosa e tensa entre os representantes estadunidenses e Zelensky.
Foram 30 minutos relativamente pacíficos, até o momento em que o ucraniano afirmou que desconfiava das conversas entre EUA e Rússia para frear a guerra, e que o presidente Vladimir Putin não seria confiável para qualquer acordo de paz.
Então, Trump disse: "Ou faça um acordo ou estamos fora".
"Você está em apuros... você não vai ganhar isso", ele disse. "Você está apostando com as vidas de milhões de pessoas. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país", acrescentou Donald Trump.
"Nós lhe demos US$ 350 bilhões, nós lhe demos equipamento militar e muito apoio. Se você não tivesse nosso equipamento militar, esta guerra teria acabado em duas semanas", afirmou.
"Acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval e tentar debater isso diante da mídia americana", disse o vice-presidente, J.D. Vance, à Zelensky.
"Eu acho que é bom para o povo americano ver o que está acontecendo. É por isso que guardei essa história por tanto tempo. Você tem que ser grato por tudo o que fizemos. Você simplesmente não tem as cartas", completou Trump.
Após o término da reunião, Trump fez uma publicação dura nas redes sociais atacando o chefe de estado ucraniano.
“Tivemos uma reunião muito significativa na Casa Branca hoje. O mundo viu o que nunca poderia ser compreendido sem uma conversa sob tanta pressão. É incrível o que sai através da emoção, e eu determinei que o Presidente Zelensky não está pronto para a paz se a América estiver envolvida, porque ele sente que nosso envolvimento lhe dá uma grande vantagem nas negociações. Eu não quero vantagem, eu quero PAZ. Ele desrespeitou os Estados Unidos da América em seu querido Salão Oval. Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz", escreveu Trump.
Depois da reunião, os presidentes iriam assinar publicamente o acordo de terras raras e dariam uma coletiva conjunta. Segundo a AP, o carro blindado de Zelensky saiu da Casa Branca minutos depois da postagem de Trump.
O acordo não foi assinado.
Veja vídeos (em inglês):