O jurista Lenio Streck portou em suas redes sociais nesta terça-feira (7), um vídeo do Archivo Nacional de Lá Memória da Presidência da República Argentina. Nele, aparece a cena real em que o promotor Julio César Strassera exige a sentença de cada um dos generais acusados por crimes cometidos pela ditadura militar naquele país.
Lenio afirma ter feito o post por conta do aniversário de dois anos da invasão e depredação no 8 de janeiro de 2023:
Te podría interesar
“Pra mim é como se existisse um muro, uma parede onde atrás está o passado com os militares, o espectro dos golpes, as torturas, tudo o que passou, as ameaças, e a necessidade de nós pularmos pra fora”, afirmou Lenio durante participação nesta terça-feira (7), no programa Fórum Onze e Meia.
A travessia
“Eu fico me imaginando atravessando, como nos filmes, uma parede e caindo no presente. E no presente, temos essa travessia que temos que fazer com os processos do 8 de janeiro para limpar isso tudo, atravessarmos este mar tempestuoso”, prossegue. “E, então, a parede seguinte é o futuro. A gente pula pra fora do passado, atravessa este presente, e pula pra dentro do futuro. E o presente é o ‘nunca mais’. Por isso que eu postei hoje o filme verdadeiro que o Nassif me mandou, da condenação dos generais argentinos”, afirmou.
Te podría interesar
A cena foi reproduzida no filme “Argentina, 1978”, de Santiago Mitre, com os atores Ricardo Darín e Peter Lanzani. Lenio, no entanto, postou a cena real.
Veja abaixo: