33%!

Este vizinho do Brasil é o país que mais vai crescer no mundo em 2024

Números impressionantes colocam petroestado na mira de interesses geopolíticos

Fronteira entre Brasil e Guiana, na região do Rio Mau, que separa Roraima do EssequiboCréditos: David Stanley
Escrito en GLOBAL el

O país que mais deve crescer no mundo em 2024 é a Guiana, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), que projetou o Produto Interno Bruto (PIB) da Guiana com um crescimento de 33,9% este ano.

O vizinho do Brasil deve continuar na tendência do país de crescimento de dois dígitos desde que começou a produzir petróleo em 2019.

Essa trajetória de aumento do PIB deve se estabilizar em 18,7% em 2025 e 11,5% em 2026, indicando uma desaceleração gradual à medida que a economia amadurece e a produção de petróleo se estabiliza.

Com medo da doença holandesa - a falta de diversidade de uma economia dependendo de uma commodity -, o governo tem expandido a economia não petrolífera para distribuir a renda, com projeções indicando uma taxa de crescimento de 9,6% em 2024.

Os principais setores que contribuem para esse crescimento incluem agricultura, serviços e construção, refletindo esforços para diversificação da produção.

Porém, com a possível questão irresoluta com a Venezuela sobre a soberania sobre a região de Essequibo, que ocupa cerca de 70% do território do país, existem incertezas à porta.

Atualmente, a produção de petróleo da Guiana é feita majoritariamente Exxon, empresa americana que tem interesses profundos na região.

O foco do governo Irfaan Ali em maximizar a produção de petróleo, ao mesmo tempo em que fomenta o crescimento em outros setores, será crucial para um desenvolvimento econômico sustentável.

À medida que a nação capitaliza sua riqueza em petróleo, também deve abordar a inflação alta - que gira em torno de 5% e 7% - e a diversificação econômica para garantir que os benefícios do crescimento sejam sentidos em toda sua população.