Donald Trump, candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, disparou uma de suas fake news mais absurdas durante o debate promovido pela ABC News contra a candidata democrata à Casa Branca e vice-presidente do país, Kamala Harris, na noite desta terça-feira (10).
Kamala soube se impor e, em muitos momentos, deixou Trump acuado – situação oposta à observada no debate de junho, quando o republicano enfrentou o presidente Joe Biden, que teve um péssimo desempenho e, um mês depois, desistiu da candidatura e declarou seu apoio à candidatura da vice-presidente.
Te podría interesar
Entre as inúmeras mentiras disparadas por Trump, uma passou de todos os limites. O ex-presidente, que tem o combate à imigração ilegal como sua principal bandeira, afirmou que imigrantes haitianos estariam "comendo cachorros e gatos" de cidadãos estadunidenses na cidade de Springfield, em Ohio.
“Eles estão comendo os cachorros, estão comendo os gatos. Eles estão comendo os animais de estimação das pessoas que vivem lá, e é isso que está acontecendo em nosso país, e é uma vergonha", declarou.
Prontamente, entretanto, o âncora da ABC que moderou o debate, David Muir, desmentiu Trump, afirmando que checou as informações com autoridades da cidade citada pelo ex-presidente.
O próprio prefeito de Springfield, Rob Rue, se pronunciou para desmentir a fake news absurda do candidato republicano à presidência dos EUA.
“Rumores como esses estão desviando a atenção dos problemas reais, como as preocupações com moradia, os recursos necessários para nossas escolas e nosso sobrecarregado sistema de saúde”, disse Rue.
Veja vídeo do momento em que Trump é desmentido
Kamala Harris vence o debate
A democrata Kamala Harris venceu o debate que pode ser o único entre os dois candidatos à Casa Branca até o 5 de novembro, ao pintar Donald Trump como um homem amargo, vingativo e sombrio.
Com os dois candidatos firmemente ancorados em seus eleitores tradicionais, estavam em disputa os indecisos, uma fatia pequena porém decisiva em um punhado de estados-pêndulo.
Leia a análise completa de Luiz Carlos Azenha aqui.