À medida que a economia da China apresenta um crescimento estabilizado de 5% para os próximos anos, a Índia está pronta para assumir a liderança do nível crescimento global no médio prazo.
Com sua grande e jovem população, um mercado de ações em expansão e reformas econômicas ambiciosas, os indicadores econômicos indicam que a Índia deve ser a terceira economia do mundo em 2030.
Te podría interesar
O crescimento do PIB da Índia já superou o da China nos últimos anos, com uma média de mais de 7,5% em 2023, em comparação com 5,2% da China.
Essa tendência deve continuar, com o crescimento do PIB da Índia projetado para atingir 7% até 2026, enquanto o crescimento da China deve se manter estável entre 4% e 5%, afirma o FMI.
Te podría interesar
Com uma população gigantesca, a Índia tem avançado para aumentar seu mercado interno, investindo pesado na infraestrutura nacional, além de continuar seu crescimento no parque industrial do país, que já tem grande relevância na área militar, aeroespacial, farmacêutica e automotiva.
A ascensão da Índia como motor de crescimento tem profundas implicações para a economia global, especialmente na região do Indo-Pacífico.
À medida que a China se consolida como a futura maior economia do mundo, a importância estratégica da Índia só aumenta.
Ambos os paises, membros dos Brics, sabem disso e tem tentado estreitar suas complexas relações nos últimos anos.
O grande mercado da Índia, com 1,4 bilhão de pessoas, está atraindo investimentos estrangeiros significativos, com empresas como Apple e Boeing apostando fortemente no país.
Embora a perspectiva de longo prazo para a Índia seja promissora, o país enfrenta alguns desafios de curto prazo. A inflação continua sendo uma preocupação. A desiguadade do país e questões ambientais também são grandes desafios para o país.