RECADO

Kamala fala em eleição "histórica" na Venezuela antes mesmo da apuração

Candidata à Casa Branca se manifestou pelo X

Mensagem.EUA e Venezuela negociam sobre a normalização futura de relações.Créditos: X de Kamala Harris
Escrito en GLOBAL el

A virtual candidata democrata à Casa Branca, Kamala Harris, usou sua conta de vice-presidente no X para se manifestar sobre as eleições na Venezuela -- antes mesmo do anúncio do resultado oficial, previsto a partir das 22 horas de domingo (horário de Brasília).

Vinte e três minutos depois do horário de fechamento das urnas, o perfil publicou:

"Os Estados Unidos apoiam o povo da Venezuela, que expressou a sua voz nas históricas eleições presidenciais de hoje. A vontade do povo venezuelano deve ser respeitada. Apesar dos muitos desafios, continuaremos a trabalhar em prol de um futuro mais democrático, próspero e seguro para o povo da Venezuela".

A mensagem pode ser um recado ao governo Nicolás Maduro, no sentido de garantir que os resultados sejam respeitados.

VOTAÇÃO TRANQUILA

Mais cedo, depois de votar, o presidente da Venezuela disse que seria o garantidor dos resultados anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral, o poder eleitoral independente do país.

A própria oposição confirmou, nas redes sociais, que a votação tinha sido tranquila -- falou em contar "voto a voto".

Trata-se da "auditoria quente" que acontece logo que as urnas são fechadas: como a urna eletrônica venezuelana emite um comprovante, 54% deles são fisicamente recontados e conferidos com os dados eletrônicos, antes do anúncio oficial.

Na Venezuela, os cerca de 15 mil colégios eleitorais só fecham depois que acabam as filas dos que ingressaram até as 18 horas locais.

Os resultados só são anunciados quando há uma tendência irreversível.

A oposição prometeu uma apuração paralela.

Os governos Maduro e Biden mantém uma negociação direta. Em tese, com o objetivo de distender a relação diplomática.

Hoje, a Venezuela é alvo de 441 medidas de bloqueio dos EUA, 108 do Canadá, 70 do Panamá, 56 da Suiça, 55 da União Europeia e 36 do Reino Unido.