Uma pane generalizada nos sistemas informáticos causou uma interrupção global nesta sexta-feira (18), afetando setores essenciais ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, a aviação foi severamente prejudicada, com centenas de voos atrasados ou cancelados. No Reino Unido, as transmissões de televisão foram interrompidas, enquanto na Austrália, as telecomunicações enfrentaram problemas de conectividade. Até o momento, não se sabe exatamente o que causou o apagão global.
De acordo com o Downdetector, um site colaborativo que monitora o status de serviços online, diversas instituições bancárias e empresas de telecomunicações ao redor do mundo registraram instabilidades. American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air anunciaram a suspensão de seus voos menos de uma hora após a Microsoft declarar ter resolvido uma falha significativa em seus serviços de nuvem. A interrupção tecnológica afetou várias companhias aéreas de baixo custo, gerando um efeito cascata que levou as grandes operadoras a tomarem medidas preventivas.
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Outras interrupções tecnológicas foram registradas. No Alasca, o serviço de emergência 911 ficou indisponível, comprometendo o atendimento à população em casos de urgência. Bancos e serviços de mídia sofreram interrupções, com algumas lojas sendo obrigadas a fechar temporariamente as portas na Austrália. Na Nova Zelândia, clientes de alguns bancos também enfrentaram dificuldades para acessar suas contas.
A empresa ferroviária nacional do Reino Unido alertou para possíveis cancelamentos de trens devido à instabilidade nos sistemas. O canal de notícias Sky News chegou a ficar fora do ar por problemas na transmissão ao vivo e sistemas de computadores do serviço público de saúde inglês também foram afetados.
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Usuários compartilharam o momento do pane cibernético nas redes sociais.
Primeiro apagão cibernético em larga escala no mundo
De acordo com a Associated Press (AP), o apagão afeta usuários da Microsoft. O governo australiano afirmou que o incidente parece estar vinculado a um problema global com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike. Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows em relação ao sensor "Falcon".
A Microsoft anunciou em comunicado oficial que está tomando medidas para mitigar problemas na prestação de seus serviços. "Nossos serviços ainda estão em processo de aprimoramento contínuo enquanto continuamos a tomar ações de mitigação", disse a empresa em uma publicação na rede social X. A Microsoft confirmou que está investigando um problema que está afetando vários aplicativos e serviços do Microsoft 365.
Até o momento, a plataforma CrowdStrike Falcon, lançada em 2013 como o primeiro produto da empresa, é a suspeita de causar a pane global que afetou diversos sistemas de tecnologia. A plataforma, que oferece proteção de endpoint e inteligência contra ameaças, teria apresentado uma falha em uma atualização recente do driver do software, levando à instabilidade em larga escala.
*Matéria em atualização