Um neonazista foi preso nesta quarta-feira (17) na França, acusado de planejar atentado terrorista durante os Jogos Olímpicos de Paris. A prisão foi feita pela unidade antiterrorismo da polícia francesa na região da Alsácia, no leste do país, onde o homem reside.
O suspeito é um jovem de 20 anos muito ativo nas redes sociais, especialmente no Telegram onde é administrador de um canal chamado "Divisão Ariana Francesa". Foi nesse grupo que ele fez ameaças à Minima Gesté, a drag queen que ganhou notoriedade internacional ao participar do revezamento da tocha olímpica e, por conta disso, também acabou por atrair a atenção de fundamentalistas de extrema direita.
Te podría interesar
Segundo a imprensa francesa, o canal administrado pelo suspeito é uma espécie de célula de um grupo maior, chamado FRDeter. Os membros são conhecidos pelos comentários racistas, apologia à violência e coordenação de ataques de ódio nas redes.
Nesse ecossistema neonazista digital o suspeito se apresentava com o pseudônimo 'Panzer', que faz referência a tanques utilizados pela Alemanha governada por Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.
Te podría interesar
Gérard Darmanin, o ministro do Interior, já havia pedido que os canais fossem fechados em abril do ano passado. O Ministério Público de Paris abriu uma investigação por apologia ao terrorismo, ameaça de morte e incitação ao ódio.
Os Jogos Olímpicos começam em 26 de julho, na próxima semana, e vão até 11 de agosto.