Diversos esportivos coletivos presentes nas Olimpíadas de 2024 podem ter recordes históricos superados, além de já contarem com alguns feitos inéditos antes mesmo de começarem.
Começando por um dos maiores astros do basquete mundial, Kevin Durant. O jogador do Phoenix Suns pode se tornar o primeiro atleta em esportes coletivos a obter quatro medalhas de ouro, caso a seleção dos Estados Unidos suba ao alto do pódio em Paris. Aos 35 anos, ele tem três títulos olímpicos consecutivos: em Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020.
Te podría interesar
No entanto, ele não é o único atrás deste feito. O jogador francês Nikola Karabatic, da seleção francesa de handebol, já ganhou o ouro em Pequim 2008, Londres 2012 e Tóquio 2020. Agora, aos 40 anos, pretende repetir a dose atuando em casa.
Quem pode conseguir uma marca histórica apenas entrando em quadra é o jogador de basquete 3x3 Jimmer Fredette, se tornando o primeiro atleta da NBA a participar da modalidade. Ele fez a transição das quadras para a meia quadra em 2022.
Te podría interesar
Na competição feminina do basquete 3x3, as estadunidenses Kelsey Plum e Jackie Young podem ser as primeiras jogadoras da modalidade a ganharem duas medalhas de ouro olímpicas. Campeãs em Tóquio 2020, na edição que introduziu a modalidade, as duas são armadoras do Las Vegas Aces, equipe da WNBA.
Já na quadra inteira, a seleção feminina de basquete dos EUA busca ampliar um recorde que já é seu. Se chegarem ao topo do pódio, será a oitava medalha de ouro consecutiva desde Atlanta 1996, estabelecendo o maior número de triunfos olímpicos em esportes coletivos e desempatando a marca que divide hoje com a equipe masculina de basquete de seu país, vencedora de sete medalhas de ouro entre 1936 e 1968.
Estreias em Paris 2024
Além de atletas e equipes que buscam superar recordes, os Jogos Olímpicos de Paris também contam com estreantes nas modalidades coletivas.
O Uzbequistão participa pela primeira vez de um esporte de equipe em Olimpíadas com seu time masculino de futebol. A seleção do país estreia no Grupo C em 24 de julho, jogando contra a Espanha.
Outra ex-república soviética, o Azerbaijão, também estreia em esportes coletivos com seu time feminino de basquete 3x3, que tem sua primeira partida da fase de grupos em 30 de julho, contra a seleção espanhola.
Com informações de Olympics.com