FIM DO MISTÉRIO

Envenenamento por cianeto: o fim do mistério sobre a morte de seis em hotel de luxo

Suspeito de envenenar vítimas também foi encontrado morto; familiares revelaram disputa relacionada a dívida milionária

Hotel Grand Hyatt Erawan, de Bangkok, na Tailândia.Créditos: Site do Grand Hyatt Erawan/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Nesta quarta-feira (17), autoridades tailandesas relataram que seis estrangeiros foram mortos por envenenamento por cianeto, descobertos em um quarto de hotel de luxo em Bangcoc, com o suspeito do crime entre as vítimas. Vestígios do químico letal de ação rápida foram detectados durante as autópsias dos corpos e também nos copos e bule de chá no quarto do Grand Hyatt Erawan, onde os corpos foram encontrados na noite de terça-feira, conforme informado pela polícia e um hospital.

De acordo com entrevistas conduzidas com parentes das três mulheres e dos três homens mortos, surgiram informações sobre uma disputa relacionada a uma dívida milionária de investimento, afirmou a polícia. 

Chá com cianeto

"Podemos presumir que os seis morreram devido ao cianeto", afirmou Kornkiat Vongpaisarnsin, do Hospital Chulalongkorn, aos jornalistas. Todos os seis indivíduos eram de ascendência vietnamita, sendo que dois deles possuíam nacionalidade norte-americana. 

A polícia mencionou que o Departamento Federal de Investigação dos EUA colaborou nas investigações. Pham Thu Hang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores se pronunciou sobre o caso. "Esperamos que as famílias das vítimas superem logo essa grande perda", declarou. Até sexta-feira (19), todos os testes estarão liberados, disse ainda Vongpaisarnsin.

Caso macabro

Um caso misterioso ocorrido no afamado hotel Grand Hyatt Erawan, em Bangkok, na Tailândia, chamou a atenção dos jornais de todo o mundo na terça-feira (16). Os corpos de seis hóspedes do estabelecimento luxuosíssimo e de cinco estrelas foram encontrados dentro de um mesmo quarto.

Os três homens e três mulheres deram entrada no Grand Hyatt Erawan em dias diferentes, tendo um grupo realizado o check-in no sábado (13) e o outro no domingo (14), para ficarem em dois quartos distintos. A polícia tailandesa manifestou em comunicado que foi acionada nesta manhã por funcionários do hotel, que ao ingressarem nos aposentos encontraram todos já sem vida.

A imprensa da Tailândia e do Vietnam chegou a noticiar que os corpos teriam sido achados com várias marcas de tiros, mas as autoridades de Bangkok não quiseram confirmar, tampouco comentar, essa informação veiculada. Mais tarde, o oficial responsável pela investigação, Thiti Saengsawang, disse aos repórteres que as vítimas não tinham qualquer sinal de luta corporal ou outro tipo de lesão, o que sugeriria um possível envenenamento.

A polícia também assinalou, no fim da tarde, que os corpos passariam por uma série de exames, sobretudo toxicológicos, uma vez que há uma desconfiança de que eles possam ter sido envenenados por algo ingerido ou até mesmo que estivesse no ar dentro do ambiente.  Um dos mais luxuosos hotéis de Bagkok, o Grand Hyatt tem grandes dimensões, disponibilizando 350 acomodações para seus clientes. Ele está localizado numa conhecida área turística do centro da capital tailandesa, onde há muita diversão noturna e lojas e restaurantes de alto padrão.