O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe na manhã desta segunda-feira (17), no Palácio do Planalto, o presidente da República da Itália, Sergio Mattarella.
Trata-se da primeira visita de um chefe de Estado italiano ao Brasil em 24 anos. A Itália é um país parlamentar e Mattarella é o chefe de Estado, enquanto a primeira-ministra Giorgia Meloni, com quem Lula esteve em junho durante encontro do G7, é a chefe de Governo.
Segundo o Itamaraty, Lula e Mattarella terão reunião bilateral em que assinarão acordos e conversarão sobre "temas das conjunturas regional e global, tais como o diálogo entre a presidência brasileira do G20 e a presidência italiana do G7; a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza; e a reforma das instituições de governança global".
A Itália é uma das principais origens de investimento direto da União Europeia no Brasil. Segundo o governo brasileiro, atualmente há mais de mil empresas italianas no país, que geram cerca de 150 mil empregos.
A visita do presidente da Itália ao Brasil se dá no contexto das comemorações do 150º aniversário da imigração italiana no país em segundo o Palácio do Planalto, "deverá contribuir para projetar a importância da efeméride, bem como para ressaltar a profundidade e a abrangência das relações Brasil-Itália".
Mattarella, além de ter reunião com Lula em Brasília, passará ainda por São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Brasília.