A Bloomberg revelou que o empresário estadunidense Elon Musk doou dinheiro para um Comitê de Ação Política (PAC, na sigla em inglês) que está fazendo campanha para a candidatura de Donald Trump.
Musk ganhou notoriedade na política brasileira após desafiar decisões judiciais do Supremo Tribunal Federal e dar vazão para teorias da conspiração da extrema direita, afirmando que o país estaria supostamente se tornando uma 'ditadura'.
Agora, ele doa uma "quantidade considerável" para o PAC America, que tem investido pesado na campanha de Donald Trump, mostrando que seu lado na política é a extrema direita.
Meses atrás, o empresário dono da SpaceX, Tesla e Twitter havia afirmado que não iria apoiar nenhum grupo político nas eleições de 2024.
O que são PACs e Super PACs?
PACs (Political Action Committees) e Super PACs (Super Political Action Committees) são entidades nos Estados Unidos que arrecadam e gastam dinheiro para influenciar eleições.
Existem PACs de causas, como o Aipac, que age para garantir o apoio a Israel em Washington, mas existem PACs que operam como gabinetes de campanha fantasma.
Os PACs podem fazer material de campanha, veicular propagandas na televisão e financiar projetos de maneira quase livre, sem passar pelas mesmas regras de campanha oficiais.
Os Super PACs podem arrecadar e gastar quantias ilimitadas de dinheiro para apoiar ou se opor a candidatos, além de poderem receber verbas volumosas de corporações, sindicatos e indivíduos. O grupo America, para o qual Musk doou, é um Super PAC em favor de Trump.