FOLLOW THE MONEY

Elon Musk doa para campanha de Trump meses depois de atacar democracia no Brasil

Movimento evidencia que empresários financiam movimentação global da extrema direita

Elon Musk faz parte de coalizão que financia extrema direita globalCréditos: Clauber Cleber Caetano/PR
Escrito en GLOBAL el

A Bloomberg revelou que o empresário estadunidense Elon Musk doou dinheiro para um Comitê de Ação Política (PAC, na sigla em inglês) que está fazendo campanha para a candidatura de Donald Trump.

Musk ganhou notoriedade na política brasileira após desafiar decisões judiciais do Supremo Tribunal Federal e dar vazão para teorias da conspiração da extrema direita, afirmando que o país estaria supostamente se tornando uma 'ditadura'.

Agora, ele doa uma "quantidade considerável" para o PAC America, que tem investido pesado na campanha de Donald Trump, mostrando que seu lado na política é a extrema direita.

Meses atrás, o empresário dono da SpaceX, Tesla e Twitter havia afirmado que não iria apoiar nenhum grupo político nas eleições de 2024.

O que são PACs e Super PACs?

PACs (Political Action Committees) e Super PACs (Super Political Action Committees) são entidades nos Estados Unidos que arrecadam e gastam dinheiro para influenciar eleições.

Existem PACs de causas, como o Aipac, que age para garantir o apoio a Israel em Washington, mas existem PACs que operam como gabinetes de campanha fantasma.

Os PACs podem fazer material de campanha, veicular propagandas na televisão e financiar projetos de maneira quase livre, sem passar pelas mesmas regras de campanha oficiais.

Os Super PACs podem arrecadar e gastar quantias ilimitadas de dinheiro para apoiar ou se opor a candidatos, além de poderem receber verbas volumosas de corporações, sindicatos e indivíduos. O grupo America, para o qual Musk doou, é um Super PAC em favor de Trump.