MDS

Wellington Dias vai ao Paraguai para fortalecer parceria contra a fome: "podemos trabalhar juntos"

Chefe do MDS se encontra com Santiago Peña, presidente paraguaio, e dialoga para integração de assistência social com país vizinho

Santiago Peña e Wellington Dias em encontro bilateralCréditos: Roberta Aline/MDS
Escrito en GLOBAL el

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Wellington Dias esteve em uma reunião bilateral com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, nesta quarta-feira (12).

O encontro teve como objetivo fortalecer as parcerias entre os dois países e promover a troca de experiências nas áreas social e de combate à insegurança alimentar, haja vista que o  Paraguai, assim como o Brasil, é um grande produtor agrícola com laços comerciais intensos com o Brasil.

“Tanto o Brasil quanto o Paraguai têm parcela significativa da população que vive do campo, da produção agropecuária, e podemos trabalhar juntos a partir de cada uma das experiências”, disse dias.

“Estão implementando o sistema de alimentação escolar no Paraguai e é possível ter integração com o modelo brasileiro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, completou.

Além disso, Wellington visa exportar a ideia do Cadastro Único, sistema  usado no Brasil para  acesso a diversos programas sociais brasileiros, como o Bolsa Família. Esse sistema também oferece uma visão abrangente das populações mais vulneráveis do Brasil, e pode ser implementado em outros países.

Dias também aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio do Paraguai na construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no contexto do G20, cujo encontro será realizado neste ano.

A iniciativa pretende compartilhar uma série de experiências bem-sucedidas, como o PAA e o CadÚnico, na luta contra a miséria e a insegurança alimentar.