A semana começou tensa no Japão, após o governo emitir um alerta de míssil que teria sido lançado pela Coreia do Norte nesta segunda-feira (27), logo após uma cúpula que reuniu autoridades japonesas, chinesas e sul-coreanas.
Por meio de um sistema de transmissão por alto-falante, as autoridades japonesas disseram que o país vizinho “parecia ter disparado um míssil” e alertaram que a população da ilha de Okinawa, no sul do país, buscasse abrigo.
Te podría interesar
Paralelamente, a NHK, emissora pública japonesa, divulgou um vídeo com o suposto míssil, que agora viraliza na imprensa internacional e nas redes sociais de todo o mundo.
Nas imagens, é possível ver o objeto e sua semelhança visual com o artefato explosivo. Trata-se de uma fina chama laranja em meio ao céu noturno que parece subir com destino à estratosfera. Em dado momento, ao final da gravação, parece explodir.
Te podría interesar
A área em que o artefato foi lançado é próxima da fronteira entre China e Coreia do Norte. Os chineses, inclusive, foram os autores da gravação.
Os sul-coreanos também se assustaram com o que chamaram de “projétil não identificado” dos vizinhos do norte. O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul soltou uma nota em que dizia que os norte-coreanos dispararam o artefato sobre o céu do Mar Amarelo, que separa a península coreana do litoral chinês.
A Coreia do Norte, por sua vez, informou que se tratava do lançamento malsucedido de um satélite de reconhecimento militar. Uma falha no motor do foguete que levaria o objeto ao espaço teria ocasionado a explosão que se viu nas imagens e o fracasso da operação de lançamento.
“O lançamento do novo foguete transportador de satélites falhou quando explodiu no ar durante o voo da primeira fase”, informou o vice-diretor-geral da Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial da Coreia do Norte para a mídia local. Também disse que o Japão foi notificado de antemão acerca do lançamento do satélite.
Os japoneses, por fim, consideraram o episódio como uma espécie de “provocação”. A Coreia do Norte lançou seu primeiro satélite ao espaço, com êxito, em novembro do ano passado.
Assista aos vídeos