MICHEL NISENBAUM

"Imensa tristeza", diz Lula após confirmação da morte de brasileiro sequestrado pelo Hamas

Presidente aproveitou a mensagem de condolências aos familiares de Michel Nisenbaum para pregar o "cessar-fogo e a paz para os povos de Israel e da Palestina"

Lula com familiares de Michel Nisenbaum.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou na manhã desta sexta-feira (24) sobre a morte do brasileiro Michel Nisenbaum, confirmada pelo governo de Israel. Nisenbaum estava entre os sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 e seu corpo foi encontrado pelo Exército israelense. 

"Soube, com imensa tristeza, da morte de Michel Nisembaum, brasileiro mantido refém pelo Hamas. Conheci sua irmã e filha, e sei do amor imenso que sua família tinha por ele. Minha solidariedade aos familiares e amigos de Michel", escreveu Lula através das redes sociais. 

Na mesma mensagem, o mandatário aproveitou para reforçar seu pedido pelo cessar-fogo no Oriente Médio. 

"O Brasil continuará lutando, e seguiremos engajados nos esforços para que todos os reféns sejam libertados, para que tenhamos um cessar-fogo e a paz para os povos de Israel e da Palestina".

Morte confirmada 

O governo de Israel anunciou, nesta sexta-feira (24), que seu Exército localizou os corpos de três pessoas que eram mantidas como reféns pelo Hamas em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza. Entre eles está Michel Nisenbaum, brasileiro-israelense que havia sido sequestrado pelo grupo radical em 7 de outubro de 2023. 

Segundo as forças militares de Israel, Nisenbaum teria sido assassinado no próprio dia 7 de outubro. Além do corpo dele, foram localizados os corpos do franco-mexicano Orión Hernández Radoux e do israelense Hanan Yablonka.

Michel Nisembaum tinha 59 anos, nasceu em Niterói (RJ) e morava perto da Faixa de Gaza há 40 anos. Em dezembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com familiares do brasileiro-israelense e se comprometeu a manter esforços pela libertação dos reféns da guerra Israel x Hamas. 

Pouco antes do encontro com Lula, Mary Shohat, irmã de Nisenbaum, participou de uma sessão no Senado de solidariedade às vítimas da guerra, incluindo os sequestrados pelo Hamas e, na ocasião, disse "saber" que o governo estava "fazendo o possível" para libertar seu irmão. 

Segundo o governo de Israel, as famílias das vítimas encontradas nesta sexta-feira foram informadas após procedimento de identificação realizado por médicos forenses locais.