Um novo vídeo divulgado nas redes sociais na noite desta quarta-feira (15) mostra o exato momento em que o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, é atingido por tiros após sair de uma agenda na cidade de Handlova, a 190km da capital Bratislava.
O registro mostra o chefe de governo se aproximando de um pequeno grupo de cidadãos para cumprimentá-los, quando o idoso Juraj Cintula, um poeta de 71 anos que tinha porte de arma e já havia trabalhado como segurança, saca uma pistola e dispara cinco tiros quase à queima-roupa contra o político, acertando dois deles. Rapidamente os guarda-costas agarram o agressor, que foi preso imediatamente.
Te podría interesar
Fico foi levado para um hospital de Bratislava de helicóptero e segundo fontes do governo eslovaco passou por uma extensa e complexa cirurgia, que inclusive o teria deixado por várias horas em situação crítica e sob risco de morte. Nas últimas horas a assessoria do gabinete do primeiro-ministro informou que ele está em situação estável e que já foi transferido para uma ala de monitoramento.
Veja o novo vídeo com o momento dos tiros:
Quem é Robert Fico
Robert Fico é o primeiro-ministro da Eslováquia desde o ano passado. Considerado um antieuropeísta de esquerda, ganhou manchetes por ser vitorioso contra o centro e a extrema direita.
Ele começou sua carreira política no partido comunista e, posteriormente, fundou o partido de centro-esquerda Smer-SD em 1999.
Fico serviu como primeiro-ministro da Eslováquia de 2006 a 2010 e de 2012 a 2018, tornando-se o primeiro-ministro com mais tempo de serviço na história do país.
Conhecido por suas posições políticas populistas de esquerda, Fico é descrito como um líder pró-Rússia com posições controversas em várias questões.
A formação educacional de Fico inclui um diploma em direito pela Universidade Comenius em Bratislava e estudos de pós-graduação em direito penal.
Ele também completou um doutorado e uma habilitação, obtendo o título de professor associado. A experiência profissional de Fico abrange desde atuar como agente do governo representando a Eslováquia perante o Tribunal Europeu de Direitos Humanos até ser membro do Parlamento Eslovaco desde 1992.