O primeiro-ministro da Eslováquia Roberto Fico foi alvo de um ataque a tiros nesta quarta-feira (15) durante uma reunião ministerial em Handlova, informa a imprensa local.
Segundo informações preliminares divulgadas pelo SME, Fico foi alvo de um atentado a tiros logo depois de uma reunião do governo.
Enquanto falava com populares, um homem se aproximou e cometeu o atentado.
"É um tiro no abdômen e no braço. Ele está fora de perigo no momento. Eles vão operá-lo", disse uma fonte à imprensa eslovaca.
Ainda de acordo com a mídia local, o atirador já foi detido. Há um vídeo exibindo a polícia prendendo o criminoso.
Matéria em atualização.
Quem é Robert Fico
Robert Fico é o primeiro-ministro da Eslováquia desde o ano passado. Considerado um anti-europeísta de esquerda, ganhou manchetes por ser vitorioso contra o centro e a extrema direita.
Ele começou sua carreira política no partido comunista e, posteriormente, fundou o partido de centro-esquerda Smer-SD em 1999.
Fico serviu como primeiro-ministro da Eslováquia de 2006 a 2010 e de 2012 a 2018, tornando-se o primeiro-ministro com mais tempo de serviço na história do país.
Conhecido por suas posições políticas populistas de esquerda, Fico é descrito como um líder pró-Rússia com posições controversas em várias questões.
A formação educacional de Fico inclui um diploma em direito pela Universidade Comenius em Bratislava e estudos de pós-graduação em direito penal.
Ele também completou um doutorado e uma habilitação, obtendo o título de professor associado. A experiência profissional de Fico abrange desde atuar como agente do governo representando a Eslováquia perante o Tribunal Europeu de Direitos Humanos até ser membro do Parlamento Eslovaco desde 1992.