FAMÍLIA REAL

Rei Charles III: confira a linha de sucessão da Família Real britânica

Veja quem poderia ser o futuro rei ou rainha da Inglaterra em caso de incapacidade ou morte do monarca

Foto oficial da família real britânica após coroação do rei Charles III.Créditos: Divulgação/Família Real Britânica
Escrito en GLOBAL el

O Palácio de Buckingham anunciou, nesta segunda-feira (5), que o Rei Charles III da Inglaterra foi diagnosticado com câncer e está fazendo tratamento para a doença O monarca assumiu o trono em setembro de 2022, após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, aos 96 anos. 

Com a notícia, o debate sobre a linha de sucessão britânica reaparece. De acordo com as regras de sucessão da coroa britânica, em caso de incapacidade ou morte do atual rei ou raianha, o sucessor é sempre o filho mais velho. Assim, o próximo a assumir o trono deve ser o príncipe William, de 41 anos, fruto do casamento de Charles com a princesa Diana, morta em 1997 em um acidente de carro.

Em seguida, o cotado para assumir o trono é George, filho de William, que tem 10 anos de idade. Charlotte, 8 anos, é a terceira da fila e Louis, de 6 anos, ocupa o quarto lugar.

Já em quinto lugar, vem o príncipe Harry, caçula do rei Charles III. Apesar de ter abdicado de suas funções reais e se mudado para os Estados Unidos com Meghan Markle, ele não perde seu direito ao trono.

Em sexto e sétimo lugar estão Archie Harrison Mountbatten-Windsor, de 4 anos, e Lilibet Diana, de 2 anos, respectivamente. 

O príncipe Andrew, segundo filho homem da rainha Elizabeth II com o príncipe Philip ocupa o oitavo lugar. Ele também abdicou das funções reais após ter se envolvido no escândalo do bilionário Jeffrey Epstein. As duas filhas de Andrew com Sarah Ferguson, as princesas Beatrice, 35, e Eugenie, 33, estão nono e décimo lugar na fila do trono.

Rei Charles III é diagnosticado com câncer

A assessoria de imprensa da realeza britânica foi a público divulgado que o rei Charles III foi diagnosticado com câncer. “O rei foi diagnosticado com uma forma de câncer e iniciou um cronograma de tratamentos regulares e, embora tenha adiado funções públicas, permanece totalmente positivo sobre seu tratamento”, publicou o Palácio de Buckingham.

“Sua Majestade optou por compartilhar o diagnóstico para evitar especulações e na esperança de que possa ajudar a compreensão pública de todas as pessoas afetadas pelo câncer em todo o mundo”, completa a nota.

Confira a publicação da família real no Twitter: