BRICS

Uma das maiores potências africanas pede para entrar nos BRICS

Enquanto Trump ameaça entidade, quarta maior economia do continente africano quer ingressar no grupo

Diplomação de militares nigerianos
Diplomação de militares nigerianosCréditos: Wikimedia
Escrito en GLOBAL el

A Nigéria solicitou oficialmente o apoio da África do Sul para sua adesão aos BRICS e para obter acesso ao Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), instituição financeira do bloco.

O pedido foi apresentado pela ministra Bianca Odumegwu-Ojukwu durante um encontro com o ministro sul-africano Ronald Lamola, na Cidade do Cabo, nesta terça-feira (3).

Além do ingresso nos BRICS, a Nigéria também busca apoio para sua candidatura ao G20 e maior participação nas discussões globais. Atualmente, a África do Sul é o único país africano no G20 e será responsável por presidir o encontro do grupo no próximo ano.

Os dois países ainda anunciaram a flexibilização de vistos, uma medida destinada a impulsionar o comércio e o turismo bilateral.

Quarta maior economia da África

A Nigéria se destaca como um parceiro estratégico em potencial para os BRICS devido à sua relevância econômica e influência regional. Com um PIB nominal estimado em US$ 363 bilhões em 2023, o país é a quarta maior economia da África, ficando atrás da Argélia, Egito e África do Sul.

Além disso, a Nigéria é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e exerce grande influência na política da África Subsaariana.

A entrada da Nigéria nos BRICS ampliaria significativamente a representatividade do continente no grupo, reunindo as quatro maiores economias africanas como membros fundadores ou parceiros da entidade.

 

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar