FRANÇA

Macron indica novo primeiro-ministro e esquerda promete derrubá-lo

Sem paz para François Bayrou, quarta pessoa a ocupar o cargo em 2024

François Bayrou, novo primeiro-ministro francêsCréditos: FestivalHestivoc
Escrito en GLOBAL el

Nesta sexta-feira (13), o presidente da França Emmanuel Macron formalizou o nome de François Bayrou como novo primeiro-ministro do país.

Bayrou, 73, é o fundador do partido Movimento Democrático e foi um apoiador de Macron nas campanhas bem sucedidas do neoliberal nas campanhas de 2017.

Politicamente, ele não tem muitas diferenças do primeiro-ministro francês Michel Barnier, que renunciou após um voto de desconfiança coordenado entre extrema direita e esquerda. Antes de Barnier, Gabriel Attal e Élisabeth Borne ocuparam o cargo em 2024, mostrando a profundidade da crise política em Paris.

Barnier renunciou após tentar passar sem aprovação da Assembleia Nacional um corte de gastos em benefícios sociais.

Segundo a mídia francesa, antes de anunciar o novo chefe de governo, Macron teve uma reunião de quase duas horas com Bayrou, que não foi bem, informou a mídia.

Esquerda promete novo voto de desconfiança

O partido de esquerda França Insubmissa, liderado por Jean-Luc Melenchon e vencedor das eleições legislativas deste ano na frente de esquerda NFP, apresentará um voto de desconfiança no governo Bayrou, anunciou Mathilde Panot, comandante da legenda dentro do parlamento.

"O país tem duas escolhas óbvias: continuar a política de fracasso de Francois Bayrou ou se separar. Os deputados terão duas opções disponíveis: apoiar e resgatar [o presidente francês Emmanuel] Macron ou censura. Fizemos a nossa própria", afirmou a parlamentar no X.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar