CONVERSA

O telefonema entre Lula e Biden logo após vitória de Trump nos EUA

Mandatário brasileiro recebeu ligação do presidente que está prestes a deixar a Casa Branca

Lula e Biden conversaram por telefone.O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva à esquerda e o presidente dos EUA Joe Biden à direita, ambos falando ao telefoneCréditos: Ricardo Stuckert/Adam Schultz/Casa Branca
Escrito en GLOBAL el

Nesta quinta-feira (7), um dia após a vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos, o presidente Joe Biden, que deixará a Casa Branca em janeiro de 2025, quando o republicano tomará posse, telefonou para o mandatário brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva

Na ligação, Biden confirmou a Lula que viajará ao Brasil para participar da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que será realizada entre os dias 18 e 19 de novembro deste ano. 

O presidente dos EUA ainda confirmou que seu governo vai aderir à Aliança Global Contra Fome e a Pobreza, iniciativa da presidência brasileira do G20. Biden, antes da cúpula do G20, visitará Manaus e terá uma reunião bilateral com Lula no Rio. 

Segundo o Palácio do Planalto, Lula "reiterou a amizade e admiração pelo presidente Biden e observou o excelente momento das relações Brasil-EUA nos últimos anos". 

"Ambos destacaram a importância da iniciativa bilateral pela promoção do trabalho decente no mundo - a Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores - e a convergência de prioridades entre os dois governos para a promoção da transição energética. Biden enalteceu a importância do Brasil para a preservação das florestas tropicais e para o combate à mudança do clima", diz nota do governo brasileiro. 

Lula parabeniza Trump por vitória 

Momentos após a oficialização da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o republicano, que voltará à Casa Branca quatro anos após a derrota para o democrata Joe Biden.

"Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos", escreveu.

Lula ainda alfinetou Jair Bolsonaro, um apaixonado confesso por Trump, falando sobre o respeito ao resultado das urnas.

"A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada", afirmou.

Em seguida, Lula sinalizou que buscará diálogo com Trump, com quem tem muitas divergências.

"O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo", concluiu.