AMÉRICA LATINA

Lula já tem data para encontrar Yamandu Orsi, presidente eleito do Uruguai, e Mujica

Após ser o primeiro chefe de Estado a se manifestar nas redes, Lula ligou para Orsi e agendou o primeiro encontro entre os dois progressistas, que vai acontecer bem antes da posse

Lula, Yamandu Orsi e José Pepe Mujica.Créditos: Divulgação / Yamandu Orsi
Escrito en GLOBAL el

Celebrando a vitória de um aliado progressista na América do Sul, Lula já tem data para encontrar o presidente eleitor do Uruguai, Yamandu Orsi, e o principal mentor dele, o ex-presidente José Pepe Mujica.

Após publicar texto nas redes sociais na noite deste domingo (24) cumprimentando Orsi, Lula ligou para ele na manhã desta segunda-feira (25). O presidente eleito governará o Uruguai no período de 2025 a 2030. A posse será em 1º de março de 2025.

"Na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou para o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, para parabenizá-lo pela vitória no país vizinho. O presidente também mandou, por Orsi, um abraço ao ex-presidente Pepe Mujica", diz nota divulgada pela assessoria do Palácio do Planalto.

O brasileiro vai aproveitar a viagem para a Cúpula do Mercosul, que acontece em Montevidéo, para fazer a primeira visita a Orsi após o resultado das eleições.

"Lula comunicou que irá visitar o Uruguai no dia 6 de dezembro, para a cúpula do Mercosul, quando pretende se encontrar com o presidente eleito e o ex-presidente", emenda o texto.

O presidente brasileiro foi o primeiro chefe de Estado a cumprimentar Orsi nas redes, publicando uma mensagem na Rede X às 21h35, apenas 10 minutos após o atual mandatário uruguaio, Luis Lacalle Pou, de direita, felicitar o adversário pela vitória.

"Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandu Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje.  Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional", afirmou Lula na mensagem compartilhada por Orsi.

Com a eleição de Orsi no Uruguai, Lula ganha um aliado no Mercosul e na América Latina, diante da ultradireita de Javier Milei na Argentina.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar